Auditor-Fiscal lança vídeo em homenagem ao centenário do IR

postado em: Notícias | 0

O Auditor-Fiscal aposentado Cristóvão Barcelos da Nóbrega lança, a partir de zero hora desta quinta-feira, dia 10 de novembro, o trailer do vídeo “Os 100 fatos mais importantes nos 100 anos do Imposto de Renda no Brasil”.

O trailer estará disponível no YouTube (acesse o link), no horário indicado acima.

O vídeo completo será lançado, também no YouTube, à zero hora de 31 de dezembro, dia em que o Imposto de Renda no Brasil completará 100 anos de existência. As duas produções – trailer e vídeo – têm apoio do Sindifisco Nacional.

Relevância – Cristóvão da Nóbrega destaca a importância de aproveitarmos o centenário do IR para debates, reflexões, palestras, lives, entrevistas e artigos, mostrando à opinião pública a relevância desse tributo, bem como dos seis impostos sobre patrimônio, para termos “uma sociedade mais equilibrada e menos desigual”.

O colega também enumera características especiais do IR, que não são encontradas nos demais tributos. São elas: alto potencial arrecadatório e, desde 1979, o primeiro em arrecadação federal; promover justiça fiscal; poder ser cobrado mais de quem ganha mais e cobrado menos, ou não cobrado, de quem ganha menos; poder ajudar a diminuir a desigualdade social.

Por isso, Cristóvão da Nóbrega tomou a iniciativa de celebrar a data, produzindo o vídeo que relaciona 100 fatos mais importantes nesse centenário do IR.

Aniversário – O autor fez questão de lembrar, ainda, que o belo Palácio da Fazenda do Rio de Janeiro, que abriga o Ministério da Economia (ex-Fazenda), completa 79 anos neste 10 de novembro.

Por isso, relançou o vídeo sobre aquele imóvel histórico (acesse o link), que foi apresentado, pela primeira vez, no Projeto “Quintas Intenções” da DS/Rio, em 5/8/2021, na live “Histórias dos prédios que sediaram o Imposto de Renda no Rio de Janeiro – 1924 a 1971”.

Os colegas estão convidados a assistir e divulgar. Mas, atenção: o trailer e o vídeo só estarão de fato disponíveis a partir de zero hora desta quinta-feira, dia 10 de novembro.

Comentários estão fechados.