Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, lotados em unidades da 7ª Região Fiscal, participaram na manhã desta quinta-feira, dia 30 de novembro, de ato de mobilização no Terminal de Cargas (Teca) do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão/Tom Jobim (Airj), coordenado pelo Comando Regional de Mobilização (CRM-07RF).
A ação sindical teve início com um café da manhã, com a presença de mais de 40 colegas, para troca de informações sobre o estágio atual da greve da categoria, iniciada no dia 20 de novembro, por tempo indeterminado.
Durante o encontro, os Auditores-Fiscais conversaram sobre o processo de acirramento do movimento reivindicatório da categoria, que reivindica o cumprimento integral do Plano de Aplicação do Fundaf (Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização), bem como alterações no texto do Decreto 11.545/2023, visado ao pagamento do bônus de eficiência institucional nos termos estabelecidos no acordo firmado com o Governo Federal, em 2016.
Por meio de faixas, os Auditores-Fiscais reafirmaram a relevância do trabalho da Receita Federal para o país e reivindicaram a correção do texto do decreto que regulamentou o bônus de eficiência.
No Teca/Airj, como resultado da operação-padrão em curso na Aduana, há cerca de 200 mil remessas represadas de cargas e encomendas, que aguardam o registro da Declaração de Importação de Remessa (DIR).
Representantes – Representaram a categoria, no ato de mobilização no Airj, os Auditores-Fiscais Alex Figueiredo (Coordenador do CRM-7ªRF e do CLM-RJ); Luiz Fernando Del-Penho (presidente da DS/Rio); José Arinaldo Gonçalves Ferreira (Anfip Nacional e Anfip-RJ); Eduardo Gomes Medeiros (1º secretário da Unafisco Nacional); Sonilea Vieira (Unafisco Associação-RJ e CLM-RJ); membros do CLM-RJ.