Auditores-Fiscais do Rio de Janeiro se reuniram na manhã desta segunda-feira, dia 4 de setembro, na entrada do prédio do Ministério da Fazenda, no Centro do Rio, para reivindicar o cumprimento, pelo governo federal, sobre a destinação dos recursos essenciais ao funcionamento pleno da Receita Federal do Brasil, bem como o justo pagamento do bônus de eficiência institucional.
O ato de mobilização contou com a presença de representantes da direção Sindical Nacional, da DS/Rio, dos Comandos de Mobilização (Nacional, Regional da 7ª RF e Local) e da Anfip (Nacional e Regional), que destacaram, por meio de faixas, a necessidade do trabalho fiscal de excelência para que o governo realize projetos e alcance as metas de arrecadação.
Apoio institucional – Após a manifestação, os Auditores-Fiscais se reuniram com o Superintendente da 7ª Região Fiscal, Auditor-Fiscal Claudiney Cubeiro dos Santos, e os Adjuntos Débora Baptista e Ronaldo Salles, em busca de apoio institucional à mobilização da categoria.
As lideranças presentes reforçaram que o momento deve ser de coesão, uma vez que a regulamentação do bônus de eficiência, aguardada por cerca de sete anos, ainda não foi suficiente para garantir, no Orçamento de 2024, os recursos necessários para o pagamento dessa parcela remuneratória.
Nesse contexto de redução orçamentária, ordenada pelo Planejamento à Fazenda, em que o prejuízo retorna à conta da Receita Federal, a expectativa dos Auditores-Fiscais estava depositada, ainda, na reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Sindifisco Nacional, Isac Falcão, agendada para as 14h.
Os representantes sindicais também destacaram que a reunião em prol do apoio dos Superintendentes Regionais ocorre em âmbito nacional, como forma de sinalizar ao ministro Haddad que as instâncias da Receita Federal estão unidas na luta pela revalorização do Órgão, do cargo de Auditor-Fiscal e pelo pagamento da remuneração acordada com o governo.
Papel da Receita – O superintendente Regional concordou que é chegado o momento de resolver a questão do pagamento do bônus, mas lembrou que “orçamento é uma escolha que envolve uma decisão política”.
Enfatizando que “o sucesso do orçamento federal passa pelo trabalho da Receita Federal”, o administrador regional afirmou, ainda, que a instituição tem feito enorme esforço para aprimorar o desempenho fiscal e mostrar suas competências e atribuições à sociedade.
O Auditor-Fiscal disse que não tinha informações privilegiadas sobre o teor da reunião da tarde, entre o Sindicato e o ministro da Fazenda. Mas, opinou que “não devemos abrir mão do nosso papel, do desempenho do cargo e da nossa importância para a sociedade”, num contexto em que se deve priorizar “o que a sociedade vê de nós e não o que nós vemos de nós mesmos”.
Representantes – Participaram do ato público e da reunião com a Superintendência da 7ª Região Fiscal, os seguintes representantes da categoria: Alexandre Teixeira (Comando Nacional de Mobilização e Direção Nacional); Ricardo Honczar (Coordenador do Comando Regional e DS/Campos dos Goytacazes); Cristina Cazelgrandi Torres (Coordenadora do CLM-Rio); Luiz Fernando Del-Penho (DS/Rio); José Arinaldo Gonçalves Ferreira (Anfip Nacional e Regional); Soniléa Vieira Leita, Paulo Torres e Alex Figueiredo (CLM-Rio).
Fotos: Jornalismo DS/Rio