Auditores-Fiscais lotados em diversas unidades da Receita Federal do Brasil na 7ª Região Fiscal, compareceram à Alfândega do Porto do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira, 19 de outubro, para reafirmar a indignação da categoria com o descumprimento do acordo salarial firmado em 2016.
A manifestação foi precedida por café da manhã no prédio da unidade aduaneira, com a presença de filiados lotados nas zonas primária e secundária, que tiveram a oportunidade de conversar sobre a conjuntura atual e os rumos da mobilização.
A ação sindical na unidade aduaneira do Rio marca o começo da nova etapa do movimento reivindicatório dos Auditores-Fiscais, pautada pelo recrudescimento da mobilização.
Conforme calendário de ações aprovado por 70,02% dos filiados, em assembleia nacional realizada nos dias 19 e 20/09/2023, o movimento vem sendo ampliado de forma gradual e poderá chegar a uma greve, no dia 20 de novembro, caso o governo não apresente uma solução para o impasse.
O evento no Porto RJ foi organizado pelo Comando Local de Mobilização (CLM-RJ), em parceria com a diretoria da DS/Rio, sob a coordenação do Comando Nacional (CNM).
Participaram os seguintes representantes dos Auditores-Fiscais: Alexandre Teixeira (Direção Executiva do Sindifisco Nacional e da DS/Rio); Alex Figueiredo, coordenador dos Comandos Regional (CRM-07) e Local (CLM-RJ); Luiz Fernando Del-Penho (presidente) e Artur Mattar (diretor de Defesa Profissional) da DS/Rio; Wilson Libutti, pela DS/Santos; José Arinaldo Gonçalves Ferreira (Anfip Nacional e Anfip-RJ); Paulo Werneck (Abafia), membros do Comando Local.
As Auditoras-Fiscais Denise Esteves Fernandez, delegada da DRF2-Barra da Tijuca e Rosana Escudero, chefe da Assessoria Técnica do Porto do Rio de Janeiro, também compareceram à manifestação.
Operação-padrão no Aeroporto Tom Jobim e no Porto de Itaguaí
As unidades aduaneiras do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão e do Porto de Itaguaí cumpriram nesta quinta-feira (19) mais um dia de operação-padrão na zona primária.
Desde cedo, o Setor de Bagagem (Sebag) do Galeão intensificou a vistoria nas malas antes de serem colocadas na esteira, gerando fila de espera no saguão do aeroporto.
No Porto de Itaguaí, a operação-padrão dos Auditores-Fiscais provocou longas filas de veículos.
As ações previstas no calendário da mobilização prosseguem em âmbito nacional, reivindicando um acordo salarial firmado há quase uma década.
Por isso, a participação dos colegas nos atos de mobilização é fundamental para mostrar ao governo a nossa disposição de lutarmos por um direito legítimo e já regulamentado. Só falta cumprir!
Unidos e coesos vamos recuperar direitos e revalorizar nosso cargo.