Chapa 1 RUMO CERTO reformulará e modernizará o trabalho parlamentar

postado em: Chapa 1 | 0

Um trabalho parlamentar contínuo e estruturado é essencial para se obter sucesso na defesa dos interesses do nosso cargo e da Receita Federal do Brasil. Pensando nisso, a Chapa 1 RUMO CERTO propõe uma reformulação da Diretoria de Assuntos Parlamentares da DS/RJ, de forma a romper com um modelo de atuação que há anos tem se mostrado tímido e pouco eficaz.

Primeiramente, trata-se de uma nova diretoria que tem vivenciado, na prática, os efeitos positivos de um trabalho mais sério e organizado. A maioria dos candidatos à Diretoria da DS pela Chapa 1 participou do trabalho parlamentar, nos últimos anos – no Rio e em Brasília – e constatou a enorme diferença que a proximidade com o parlamentar e seus assessores faz no atingimento dos nossos objetivos.

Devemos reconhecer que outras delegacias sindicais têm obtido mais acesso aos deputados e senadores, em comparação com a DS/RJ, justamente devido à estruturação do trabalho que desenvolvem. Para melhorar nossa atuação frente aos parlamentares, portanto, propomos o aperfeiçoamento do trabalho nas seguintes frentes:

Relacionamento – Como em qualquer relação interpessoal, a confiança e a credibilidade não é conquistada da noite pro dia. O relacionamento com os políticos de nossa base deve ter início já no primeiro dia de seu mandato e não somente quando surge uma demanda da classe. Somente com um trabalho parlamentar contínuo e sustentável teremos amplo acesso ao parlamentar, permitindo a melhor defesa das nossas pautas.

Como exemplo disso, tivemos o recente caso da PEC Emergencial (PEC 186/2019), que trazia um dispositivo para excluir a regra que permite a vinculação de receitas de impostos para a realização de atividades das Administrações Tributárias. Na prática, o artigo miraria fatalmente o Fundaf, esvaziando recursos essenciais à atuação da Receita Federal e ao pagamento do bônus de eficiência.

A forte atuação da DEN com parlamentares que integram uma rede já consolidada de relacionamento contribuiu para a supressão do artigo. Da mesma forma, o apoio do relator da proposta de Reforma Tributária, na Câmara dos Deputados, após diversas reuniões com os Auditores-Fiscais, atuou, junto ao ministro da Economia, em defesa da regulamentação do bônus via decreto. Outros muitos exemplos, como o sepultamento da “Emenda da Mordaça” na MP 870/19, deixam clara a importância de se manter uma sólida relação com os parlamentares.

Capacitação – A Chapa 1 RUMO CERTO defende uma maior capilaridade no trabalho parlamentar, estimulando a participação de todos os colegas Auditores-Fiscais, na base e em Brasília. Apenas participar, no entanto, não é o suficiente. Entendemos que é preciso promover, com profissionalismo, a capacitação dos participantes.

Há anos cobramos da DS/RJ a realização das producentes Oficinas de Trabalho Parlamentar, porém tais eventos têm sido raros na nossa base. É importante notarmos que muitas corporações que atuam no Congresso são representadas por profissionais altamente capacitados, das mais diversas áreas de conhecimento. Logo, se não estivermos preparados, teremos menos chance de êxito nas nossas proposições.

Perfil dos parlamentares – Outro ponto de destaque no tocante à profissionalização do trabalho é a necessidade de se criar e manter um mapeamento do perfil dos parlamentares, de forma a nos municiar quanto ao histórico do político, sua visão de mundo, ideologia e tendência de voto.

Mais uma vez, esse trabalho deve começar no primeiro dia do mandato de cada legislatura e ser continuamente atualizado. Dessa forma, sempre que tiver contato com o deputado ou senador, o Auditor-Fiscal estará preparado para fazer a melhor abordagem possível, o que resultará numa maior probabilidade de sucesso.

Comunicação moderna – Alinhada aos novos formatos de comunicação advindos das recentes revoluções tecnológicas, a Chapa 1 RUMO CERTO entende que as mídias sociais são indispensáveis a um trabalho parlamentar profícuo e eficiente. Atualmente, a quase totalidade dos políticos utiliza as redes para propagar suas ações, difundir opiniões e apresentar propostas e votos.

Precisamos, portanto, nos adaptar rapidamente e elaborar um modelo de trabalho parlamentar moderno, lançando mão de todas as principais ferramentas e plataformas de comunicação disponíveis. Assim, poderemos manter uma maior interação com os agentes políticos e otimizar, no âmbito da Diretoria de Assuntos Parlamentares, a produção e divulgação de conteúdo voltado às mídias sociais.

Atuação intersindical – A Chapa 1 RUMO CERTO também defende o fortalecimento do trabalho parlamentar no âmbito estadual e municipal, propondo uma maior interação com outras entidades sindicais, especialmente aquelas que têm interesses em comum com a nossa categoria – a exemplo dos fiscos estadual e municipal.

Esse estreitamento possibilitará uma união de forças, trazendo ao Sindifisco parlamentares que têm maior proximidade com as demais entidades, de forma a facilitar a comunicação e a persuasão dos nossos representantes no Congresso.

Eventos periódicos – Outra importante proposta da Chapa 1 RUMO CERTO é a realização sistemática de eventos locais, sempre com a presença de personalidades políticas. Eventos como o “Café com Política” – ainda que realizado por meio de live ou webinar – estão em consonância com a ideia de solidez das nossas relações com os parlamentares e demais agentes políticos, por promoverem uma maior aproximação com os Auditores-Fiscais, no debate de temas relevantes para a classe, como reforma tributária, previdência, aduana e demais assuntos correlatos.

Com esse conjunto de propostas, a Chapa 1 RUMO CERTO pretende revolucionar o trabalho parlamentar, sempre atuando com conjunto com a Direção Nacional e tendo como norte a valorização do cargo e o fortalecimento da Receita Federal do Brasil.

Para modernizar e fortalecer nossa atuação parlamentar, vote Chapa 1 Rumo Certo!

Por César Natarelli.

Comentários estão fechados.