A próxima atividade do projeto da DS/Rio “Encontros Cariocas com Arte&Cultura” será no dia 20 de abril (sábado), às 9h, no Circuito de Herança Africana, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O ponto de encontro será no Largo São Francisco da Prainha, em frente à estátua de Mercedes Baptista.
O circuito é gratuito, coordenado pelo Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), criado em 2005 para pesquisar, estudar, investigar e preservar o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro. Para saber mais sobre o IPN e suas ações, acesse aqui.
Os interessados em participar da atividade devem reservar logo seus ingressos (gratuitos) na plataforma Sympla (acesse aqui). Além disso, devem fazer contato com a secretaria da DS/Rio, pelo telefone (21) 3916-8550, informando sobre a participação, para organizarmos nosso grupo.
Herança histórica – O Sítio Arqueológico Cemitério dos Pretos Novos foi descoberto em 1996. A partir daí – e, principalmente, com as obras de revitalização da Região Portuária do Rio, de 2012 a 2016 – os estudos arqueológicos comprovaram a importância histórica e cultura daquela área na constituição da identidade social do Rio de Janeiro e do nosso país.
Os diversos achados arqueológicos, que reconstituem o processo da Diáspora Africana e da formação da sociedade brasileira, levaram à criação do Circuito e do Grupo de Trabalho Curatorial do Circuito Histórico e Arqueológico da Herança Africana, por meio do Decreto Municipal nº 34.803 de 29 de novembro de 2011.
A consolidação do espaço de memória levou o IPN a criar oficinas a céu aberto que se tornaram passeios-aulas, tendo como público predominante os grupos de estudantes da Rede Pública de Ensino.
Circuito – O sucesso dos passeios-aulas abriu caminho para a idealização do projeto Circuito de Herança Africana, em 2016, destinado a promover e fortalecer a educação patrimonial dos participantes. O roteiro oficial do Circuito possui seis pontos de visitação, mas o IPN incluiu outras localidades próximas, que fortalecem a narrativa história e dinamizam a experiência proporcionada aos visitantes.
A fim de complementar e enriquecer as informações, o IPN também disponibiliza a Cartilha Pequena África (conheça aqui), uma rica publicação online indispensável a todas as pessoas interessadas na História do Brasil e na constituição de nossa sociedade.
Recomendações – Os colegas que farão o passeio com a DS/Rio devem atentar para as seguintes recomendações do próprio IPN: usem roupas leves, calçados confortáveis, chapéus ou guarda-chuvas (sombrinhas) e protetor solar; se o dia estiver chuvoso, confirmem se haverá o circuito antes de saírem de casa; levem garrafa de água; não descartem qualquer lixo nos locais visitados; o percurso, embora considerado leve, inclui caminhada e trechos com escadas e ladeiras.
Então, vamos lá? A diretora de Comunicação da DS/Rio, Denise Alvim, coordenadora da atividade, aguarda os contatos dos colegas!
Sobre o projeto da DS/Rio
Com o projeto “Encontros Cariocas com Arte&Cultura”, planejamos visitar locais históricos e eventos famosos do Rio de Janeiro que sejam de fácil acesso, baixo ou nenhum investimento/despesa pessoal e de extrema importância na construção identitária de uma cidade com vocação para encantar e divertir multidões.
Sugestões – As opções são variadas e esperamos também sugestões dos colegas. A única recomendação é que sejam locais próximos ao eixo Centro-Lapa-Catete-Flamengo-Botafogo, pela facilidade de transporte coletivo e rapidez no deslocamento.
Os interessados em participar das atividades devem fazer contato com a secretaria da DS/Rio, pelo telefone (21) 3916-8550, informando nome, celular e disponibilidade de horário.
Vamos passear e nos divertir juntos nos Encontros Cariocas com Arte&Cultura!
Fotos: Cais do Valongo/Iphan; Cemitério dos Pretos Novos e Circuito/Prefeitura do Rio