Alinhada à Diretoria Nacional do Sindifisco Nacional no repúdio aos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília, no dia 8 de janeiro, a diretoria da DS/Rio divulgou Nota Pública, condenando com veemência o episódio injustificável, “que atingiu o Estado e destruiu parte significativa do patrimônio material e cultural” da Nação.
A nota, publicada a seguir, foi encaminhada aos filiados, às Delegacias Sindicais coirmãs e entidades representativas dos Servidores Públicos Federais lotados no Rio de Janeiro.
NOTA PÚBLICA DA DIRETORIA DA DS/RIO DE JANEIRO
“O episódio de depredação dos edifícios-sede dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023, invoca total repúdio do conjunto da sociedade brasileira e de suas instituições. O Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) emitiu Nota Pública no mesmo dia, repudiando os fatos, e a ele se alinha a diretoria da DS/Rio.
A discordância política, corporificada no saudável e legítimo direito à oposição, princípio basilar da Democracia, não pode se degradar em ódio instrumental destrutivo, dirigido a adversários políticos e aos que pensam de modo diverso como se fossem inimigos. No entanto, foi o que ocorreu neste injustificável episódio, que atingiu o Estado e destruiu parte significativa do patrimônio material e cultural da Nação.
A energia do povo brasileiro merece se direcionar positivamente às conquistas projetadas pelo Estado Democrático de Direito, constituído nos termos da Carta Magna. O passo decisivo consiste no potente enfrentamento e superação do ódio, obstáculo ao progresso e risco à ordem, que inviabiliza o futuro de nossa Democrática Nação.
Viva a Democracia!”
Foto: Canva / Filipe Frazão