Em Brasília, aposentados e pensionistas reivindicam reajuste no vencimento básico e paridade no bônus

postado em: Destaque | 0

Em ato público realizado em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, em 24 de janeiro, Dia Nacional dos Aposentados do Serviço Público, dezenas de filiados do Sindifisco Nacional, aposentados e pensionistas, se uniram a diversas outras categorias de servidores públicos federais para reivindicarem o reajuste no vencimento básico. Os representantes dos Auditores-Fiscais na manifestação cobraram, ainda, a paridade no bônus de eficiência da categoria.

A convite da Direção Executiva do Sindifisco Nacional, colegas de diversas localidades compareceram ao ato público, enviados pelas respectivas Delegacias Sindicais, tornando ainda mais expressiva a participação dos Auditores-Fiscais na manifestação coletiva.

O evento foi organizado pelo Sindifisco Nacional, juntamente com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Federação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Fenadsef), Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal (Sindsep-DF) e Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap).

Ofício a Lula – No decorrer do evento, uma comissão de representantes das entidades se reuniu com integrantes da Secretaria-Geral da Presidência da República para tratar das reivindicações dos aposentados e pensionistas. Os Auditores-Fiscais foram representados pelo diretor de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional, Floriano de Sá Neto.

Na reunião, as entidades entregaram ofício (veja aqui) endereçado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no qual destacam a desigualdade de tratamento do Estado brasileiro, em relação aos aposentados, nos processos de negociação coletiva. Conforme assinalam as representações signatárias do documento, “nossas aposentadorias foram drasticamente reduzidas em razão das contribuições previdenciárias dos inativos instituídas pela EC 41/2003 e da perda crescente do poder aquisitivo, decorrente da suspensão dos reajustes de nossas remunerações”.

Perdas com reajuste zero – Diante da notória perda inflacionária no vencimento, agravada nos dois últimos governos, pegou de surpresa a proposta de reajuste zero feita pelo Governo aos servidores do Poder Executivo, com aumento de valores somente nos benefícios sociais (auxílios alimentação e creche), que não alcançam aposentados e pensionistas da União. No entanto, os servidores do Legislativo e do Judiciário terão reajustes salariais em 2024.

Na pauta encaminhada ao Governo, os servidores públicos federais reivindicam reajuste imediato e recomposição das perdas inflacionárias dos últimos anos, revogação da Reforma da Previdência, retirada da tramitação da PEC 32 (Reforma Administrativa) no Congresso Nacional e instalação de comissão, composta por membros do Governo e das entidades representativas de servidores, para tratar da retomada dos direitos e da valorização dos aposentados.

Auditores-Fiscais – As ações que marcaram o Dia Nacional do Aposentado, em Brasília, tiveram destacada participação dos Auditores-Fiscais, que seguem determinados na luta pelo reajuste do vencimento básico, item que compõe a pauta mínima remuneratória da categoria.

Os representantes do Sindifisco Nacional na manifestação pública coletiva foram os Auditores-Fiscais Isac Falcão (presidente), Hélio Muylaert (secretário-Geral), Cleber Magalhães (diretor Nacional de Assuntos Jurídicos e vice-presidente da DS/Rio), Floriano de Sá Neto (Assuntos Parlamentares), Roberto Kasai (Assuntos de Aposentadoria e Pensões), Maria de Lourdes (Lourdinha) Carvalho (Defesa da Justiça Fiscal e da Seguridade Social, Políticas e Assuntos Especiais) e Dejanira Braga (diretora suplente. A diretora da Defesa da Justiça Fiscal e da Seguridade Social da DS/Rio, Auditora-Fiscal aposentada Ilma Pelizon dos Santos, também participou das ações sindicais em Brasília.

A cobertura completa está na matéria publicada no site do Sindifisco Nacional (acesse aqui).

Fotos: Sindifisco Nacional

Comentários estão fechados.