Especialista e pesquisador apaixonado pelo tema Imposto de Renda, o Auditor-Fiscal aposentado Cristóvão Barcelos da Nóbrega teve textos de dois livros de sua autoria utilizados na formulação de questões de Língua Portuguesa na prova para Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, realizada dia 19 de março, no concurso em andamento.
A informação foi recebida com alegria pela diretoria da DS/Rio. Afinal, vemos o reconhecimento da organização do concurso à obra do colega, que tem contribuído para a preservação da memória institucional e do trabalho dos Auditores-Fiscais da RFB.
Questões – O livro “História do IR no Brasil” norteou uma das questões, sendo citada a autoria de Cristóvão da Nóbrega. A resposta correta é a letra A. Eis a pergunta da prova:
““O surgimento do imposto de renda ocorreu relativamente tarde no desenvolvimento dos povos. A instituição de um real imposto sobre a renda exige um modelo econômico que possa ser avaliado e monitorado, para possibilitar o controle, a fiscalização e a cobrança do tributo. O sistema econômico de trocas de produtos ou serviços por outros produtos ou serviços dificultava a medição da renda. Com a criação da moeda, houve uma unidade para determinar o acréscimo do patrimônio das pessoas, possibilitando determinar a renda e tributá-la. Em vez de a riqueza ser avaliada apenas pelos bens que o indivíduo possuía, pôde ser medida pelo produto desses bens, isto é, pela renda.”
(A História do Imposto de Renda – Cristóvão Barcellos da Nóbrega)
Observe os dois primeiros períodos desse texto: “O surgimento do imposto de renda ocorreu relativamente tarde no desenvolvimento dos povos. / A instituição de um real imposto sobre a renda exige um modelo econômico que possa ser avaliado e monitorado, para possibilitar o controle, a fiscalização e a cobrança do tributo.” A relação lógica entre esses períodos pode ser explicada adequadamente do seguinte modo:
(A) o primeiro período mostra uma consequência do segundo.
(B) o segundo período traz uma ampliação das informações contidas no primeiro.
(C) o segundo período situa cronológica e espacialmente os fatos informados no primeiro.
(D) o segundo período dá forma objetiva à informação dada de forma geral no primeiro período.
(E) o primeiro período mostra uma ideia concessiva em relação ao segundo.”
A outra questão foi baseada do livro “80 anos de Imposto de Renda no Brasil”. Desta vez, não citaram o autor. A resposta correta é a letra C. Eis a pergunta:
“Por ocasião do octogésimo aniversário do imposto de renda no Brasil, a Receita Federal editou um livro sobre a trajetória desse imposto e criou, na sua página na internet, um sítio com a Memória da Receita Federal, contando não só a evolução do imposto de renda como relevantes temas da história tributária brasileira.”
Assinale a opção que mostra informações corretas sobre o gênero e o tipo textuais desse fragmento textual.
(A) Texto descritivo, de tipo jornalístico, da responsabilidade de um observador, com predominância de identificar ou localizar uma realidade qualquer.
(B) Texto descritivo, de tipo informativo, da responsabilidade de um especialista, com predominância de qualificar uma realidade qualquer.
(C) Tipo dissertativo, de caráter expositivo-informativo, da responsabilidade de uma autoridade, com predominância de expor fatos.
(D) Tipo dissertativo, de caráter argumentativo, da responsabilidade de um argumentador, com predominância de defender uma tese.
(E) Tipo narrativo, de caráter realista, da responsabilidade de um narrador, com predominância de relato de fatos em sequência ~cronológica.
Próximo concurso – Cristóvão da Nóbrega observou que, das dez questões da prova de Língua Portuguesa, seis trataram de história tributária. A iniciativa ajuda na preservação e na divulgação do trabalho da RFB e dos Auditores-Fiscais.
Sempre bem-humorado, Cristóvão disse aguardar com bastante expectativa o próximo concurso para o cargo, para que utilizem o seu livro “100 anos de imposto de renda no Brasil” numa das questões da prova. “O livro está pronto e registrado no Escritório de Direitos Autorais, à espera de publicação. Tem 170.288 palavras. O livro anterior, de 2014, tinha 118.975 palavras”, acrescentou o colega.
A diretoria da DS/Rio cumprimenta Cristóvão da Nóbrega, pela contribuição, e a organização do concurso, por valorizar os especialistas da Receita Federal do Brasil.
Foto: Canva