MF alerta sobre nova tentativa de golpe em aposentados e pensionistas

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A diretoria da DS/Rio está divulgando um alerta da Central de Atendimento de Pessoal do Ministério da Fazenda (CAPE-MF), enviado por e-mail a Auditores-Fiscais aposentados e pensionistas, sobre uma nova tentativa de golpe.

Pessoas estão indo à residência dos aposentados e pensionistas, onde se apresentam como servidores do Ministério da Fazenda. Quando são recebidas, solicitam o preenchimento de um “formulário padrão”, para obterem informações pessoais, endereço completo, dados de beneficiários existentes e, principalmente, os dados bancários – número de cartão, senha, código de segurança, ou seja, informações que não devem ser compartilhadas.

Visita agendada – O CAPE enfatiza que, havendo necessidade de visita técnica, para fins de recadastramento ou prova de vida, a mesma é realizada mediante agendamento prévio, com data e hora marcadas.

Esse agendamento deve ser feito pelo próprio titular, seu responsável, procurador ou curador, diretamente junto ao CAPE. Na data da visita técnica, o servidor qualificado para o atendimento apresentará a sua identificação funcional. Desse procedimento, consta também um processo pré-existente de acompanhamento do caso, para fins de prova de vida/visita técnica.

Atualização de dados – É importante lembrar que a atualização de dados pessoais dos aposentados e pensionistas é realizada exclusivamente pela plataforma Sou.Gov.BR. O acesso é pessoal e individual, por meio de senha que não deve ser divulgada.

Havendo qualquer dificuldade ou dúvida, a orientação é que os beneficiários procurem a unidade da CAPE, que funciona no prédio do Ministério da Fazenda no Rio de Janeiro – Avenida Presidente Antonio Carlos, 375, 12º andar, sala 1238, Centro do Rio. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os telefones são (21) 3805-4210/4211/4212/4213/4214/4215/4216/4217.

Ocorrência – Conforme orientação do CAPE, se algum aposentado/pensionista for vítima desse golpe, deve fazer Comunicação de Ocorrência pela internet ou na Delegacia Policial física próxima da sua residência.

Esse registro da ocorrência deve ser apresentado ao banco, para adoção de medidas internas. Caso o banco do colega não solucione o problema, a ocorrência deve ser encaminhada ao Banco Central, pela internet.

Além disso, deve providenciar imediatamente a alteração de suas senhas no banco e no Portal GOV.BR.

Contudo, o mais importante é não permitir o acesso de pessoas estranhas à residência, principalmente se elas se identificarem como servidores vinculados ao Ministério da Fazenda, sem agendamento prévio solicitado pelo beneficiário ou seus familiares/procuradores/curadores.

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