A diretoria da DS/Rio foi informada que alguns filiados aposentados e pensionistas receberam um e-mail do Banco do Brasil (BB), solicitando atualização cadastral. Segundo os relatos, a mensagem do e-mail se refere a atualização de domicílio fiscal.
Em meio a tantas tentativas de golpes financeiros através das redes sociais, é natural que a mensagem do BB tenha causado suspeita entre os colegas que a receberam.
De acordo com colegas, a mensagem é verdadeira. Além disso, o banco estipula o prazo de 30 dias, a contar da data do e-mail, para a atualização cadastral solicitada.
Procedimento seguro – Para aumentar a segurança dos colegas que receberam a mensagem do banco, a direção da DS/Rio orienta o seguinte procedimento:
– não clicar nos botões azuis disponíveis no final do e-mail, nem responder diretamente a mensagem; em vez disso,
– abrir o aplicativo do BB no celular ou o site do banco, no computador, entrar no seu perfil, clicar nas opções Cadastro/Dados Pessoais e atualizar o endereço (se for essa a solicitação);
– quem tiver disponibilidade, também pode procurar diretamente o seu gerente de conta, por telefone ou na agência bancária.
Prevenção – Esse procedimento é importante para qualquer mensagem solicitando algum tipo de atualização cadastral, recebida por e-mail ou whatsapp.
Acessar diretamente o site da instituição/empresa ou o aplicativo instalado no celular, usando login e senha pessoal, previne a possibilidade de clicar em links maliciosos e cair na armadilha dos golpistas digitais.
A direção da DS/Rio solicita que os filiados compartilhem essas informações com seus colegas.
Foto: Canva




