DS/Rio levará ao Conselho de Delegados Sindicais propostas da base sobre Unafisco Saúde

postado em: Notícias | 0

Em Assembleia Local realizada no dia 9 de outubro, em formato híbrido (telepresencial e presencial, no auditório da sede da DS/Rio), preparatória para a próxima reunião do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) do Sindifisco Nacional, que ocorrerá de 14 a 16 de outubro, em São Paulo (SP), e também na modalidade telepresencial, os filiados da base Rio de Janeiro aprovaram três propostas específicas sobre o Unafisco Saúde, a serem encaminhadas à Mesa diretora do CDS.

A assembleia foi conduzida pela presidente da DS/Rio, Auditora-Fiscal Catia Beserra, e secretariada pelo Auditor-Fiscal Helio Muylaert, secretário Geral da DS/Rio. No cômputo geral (presencial e telepresencial), foi registrada a participação de 90 filiados, entre ativos e aposentados.

Pauta – A pauta da assembleia, apresentada pela Mesa do CDS, foi a seguinte:

1) Informes da DEN; 2) Informes das DS; 3) UNAFISCO SAÚDE: 3.1) Informes da diretoria nacional específica; 3.2) Ressalvas do CFN (parecer contas do ano 2024) referentes ao UNAFISCO SAUDE; 3.3) Análise legislação nacional e regulamento interno; 3.4) Série histórica entrada de vidas, migrações entre planos e finanças; 3.5) Separação do sindicato da pessoa jurídica própria do plano; 3.6) Abertura da carteira a outras entidades; 3.7) Transferência da carteira a outras operadoras; 3.8) Responsabilidade dos associados e do sindicato; 3.9) Rede operadora própria e terceirizada; 3.10) Série histórica da ouvidoria e relacionamento com as pessoas; 3.11) Responsabilidade civil dos diretores e associados; 3.12) Papel estatutário do conselho de curadores; 3.13) Modernização do estatuto e dos regulamentos dos produtos; 3.14) Desafios atuais e futuros: 3.14.1) Sinistralidade; 3.14.2) Longevidade humana; 3.14.3) Custos da saúde médica e hospitalar; 3.14.5) Avanços tecnológicos. 3.14.6) Outros. 3.15) Assuntos gerais.

Propostas – Na abertura da assembleia, a presidente da DS/Rio informou não haver proposta da direção local, uma vez que a pauta encaminhada pela presidência da Mesa do CDS, apesar de extensa, não continha um tema específico para o debate.

Por isso, Catia facultou, aos filiados, a oportunidade de apresentarem propostas, para que a Delegacia Sindical colocasse em formato de indicativos para votação. Caso fossem aprovadas, tais propostas seriam encaminhadas à Mesa do CDS

Estudo atuarial – A primeira proposta veio da Auditora-Fiscal Eliana Pólo, no sentido de manter atualizados os dados da área restrita e que o estudo atuarial do próximo reajuste seja feito com antecedência mínima de 30 dias. O último foi divulgado 48 horas antes da assembleia.

A proposta foi prontamente aceita pela Mesa.

Retirada da pauta – O diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensões da DS/Rio, Auditor-Fiscal Arnaud da Silva, considerou inadequada a discussão de assuntos do Plano de Saúde, que atende a uma parte dos filiados, num fórum sindical tão abrangente quanto o CDS. Em sua avaliação, as questões do Unafisco Saúde devem ser debatidas em eventos específicos, como um seminário ou até mesmo no Conaf (Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais), e não em um órgão deliberativo.

Por isso, propôs que esta pauta seja retirada do CDS e levada para discussão em seminários próprios do Plano de Saúde.

A opinião foi acatada pela presidente da Mesa e pelo secretário da assembleia local. Como beneficiários do Plano, ambos concordaram que as discussões das pautas do Unafisco Saúde são prerrogativas dos seus titulares e, portanto, devem ser debatidas em assembleias específicas, como consta do estatuto.

Demonstrativos separados – A terceira proposta, apresentada também pela Auditora-Fiscal Eliana Pólo, foi no sentido de que os demonstrativos contábeis exibidos na área restrita tragam os dados segregados do Unafisco Saúde.

O diretor de Saúde e Qualidade de Vida da DS/Rio, Auditor-Fiscal José Afonso Ramos, que já ocupou o cargo de Diretor Nacional do Plano, explicou que a contabilidade tem algumas especificidades, a fim de atender às exigências da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). No entanto, os demonstrativos são de fácil entendimento para os Auditores-Fiscais e também podem ser explicados a qualquer momento, pelos membros da diretoria sindical.

Após a votação, os três indicativos foram aprovados por maioria de votos e serão encaminhados à Mesa do CDS pela direção da DS/Rio.

Votação na Assembleia Local Pré-CDS realizada em 09/10/2025

Indicativo 1 – Manter atualizados os dados da área restrita e que o estudo atuarial do
próximo reajuste seja feito com antecedência mínima de 30 dias. O último foi divulgado 48 horas
antes da assembleia.
Sim: 62 votos
Não: 05 votos
Abstenção: 03 votos
Total: 70 votos
Indicativo 2 – Que esta pauta seja retirada do CDS e levada para discussão em seminários
próprios do Plano de Saúde
Sim: 44 votos
Não: 13 votos
Abstenção: 03 votos
Total: 60 votos
Indicativo 3 – Proposta para que os demonstrativos contábeis exibidos na área restrita
tragam os dados segregados do Unafisco Saúde
Sim: 40 votos
Não: 05 votos
Abstenção: 03 votos
Total: 48 votos

 

 

Fotos: Jornalismo DS/Rio

Comentários estão fechados.