Filiados aposentados e pensionistas vinculados às Delegacias Sindicais da Região Sudeste se reuniram no hotel Le Canton, na cidade fluminense de Teresópolis (RJ), entre os dias 1º e 4 de setembro, no Encontro Regional de Aposentados e Pensionistas (ERAP) 2025. O evento foi promovido pelo Sindifisco Nacional.
Conforme as publicações sobre o evento, publicadas no site do Sindifisco Nacional (leia mais), o ERAP 2025 teve a participação de 310 inscritos, sendo que 260 eram filiados. Os colegas receberam informações sobre as principais pautas da categoria e debateram assuntos específicos do interesse dos aposentados e pensionistas.
Convém destacar que o lado festivo do encontro foi muito bem organizado – os filiados foram recepcionados com um jantar dançante, no dia 1º/9, e se despediram dos colegas com um happy hour de congraçamento, oferecido pela direção sindical após o encerramento dos debates, na tarde do dia 3/9.
Comparecimento expressivo – O número expressivo de participantes alegrou a direção sindical, pois confirmou a retomada do comparecimento dos filiados aos grandes eventos presenciais, onde todos podem interagir, conversar, opinar, relembrar bons momentos de convívio e revigorar antigas amizades.
Além da presença do presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Dão Real Pereira dos Santos, no dia 3/9, e diversos membros da Direção Nacional, a edição de 2025 do ERAP registrou o comparecimento de representantes de todas as Delegacias Sindicais da 7ª Região Fiscal, que concentram o maior número de Auditores-Fiscais filiados.
A DS/Rio compareceu ao Encontro com uma delegação de 102 pessoas, entre filiados e seus acompanhantes, e os diretores aposentados da representação sindical.
Valorização – A Auditora-Fiscal Catia Beserra (foto acima), presidente da DS/Rio de Janeiro, participou da mesa de abertura, destacando a importância do trabalho que vem sendo realizado pela Direção Nacional do Sindifisco para a valorização dos aposentados.
A programação do evento refletiu claramente essa preocupação. No dia 2, os presentes tiveram palestras sobre a reestruturação remuneratória da categoria, após quase oito meses de greve da categoria. O painel – que abordou o reajuste de 9,22% no vencimento básico e a alteração da “escadinha” do bônus –, teve a participação dos diretores do Sindifisco Nacional, Josanne de Araújo (Assuntos de Aposentadoria e Pensões) e Floriano de Sá Neto (Assuntos Parlamentares), com análise de conjuntura a cargo dos consultor legislativo Antônio (Toninho) Augusto Queiroz e do economista Sérgio Mendonça (leia mais).
Vencimento básico – Os palestrantes alertaram, porém, sobre “o risco que parcelas variáveis representam por propiciarem diferenciações entre ativos e aposentados”. Conforme destacou Antônio Augusto, “quanto mais tivermos movimentos em relação à remuneração variável, mais provavelmente teremos um aprofundamento dessa separação da paridade entre ativos e aposentados e pensionistas”. Segundo o consultor legislativo, “é fundamental pensar uma apresentação forte da parcela fixa”, ou seja, do vencimento básico.
A diretora Nacional Josanne de Araújo enfatizou o “papel decisivo dos aposentados para a reestruturação remuneratória da categoria, participando ativamente dos atos públicos, da articulação com diversos atores políticos e com as contribuições para o Fundo de Corte de Ponto”. Dessa forma, os colegas garantiram “que os ativos tivessem segurança para fazer a greve”. Josanne afirmou que os aposentados devem estar sempre “mobilizados para que seus interesses também estejam na pauta da categoria” e solicitou que colegas se mantenham atentos, participem dos grupos de whatsapp e compareçam aos eventos sindicais.
Contribuição previdenciária – A luta pelo fim da contribuição previdenciária para servidores públicos aposentados e pensionistas também foi pauta do evento. O consultor legislativo Antônio Queiroz afirmou que não existe qualquer impedimento para que PEC 6/2024 seja apensada à PEC 555/2006 e o assunto siga para votação, na Câmara dos Deputados.
Segundo ele, as 330 assinaturas solicitadas pelo deputado federal Arthur Lira (PP-AL), quando presidia a Câmara, já foram coletadas. Portanto, não há qualquer impedimento para que o atual presidente da Casa, deputado federal Hugo Motta (Republicanos – PB), acate o pedido de apensamento.
Unafisco Saúde – O primeiro dia de debates foi finalizado com um painel sobre o “Plano de Saúde na estrutura do Sindifisco Nacional: desafios, sustentabilidade e perspectivas” (leia mais), apresentado pelos diretores do Unafisco Saúde, Auditores-Fiscais Adriano Corrêa e Conceição Jacó (Adjunta), e pela supervisora de Relacionamento ao Beneficiário, Lívia Andrade.
Os filiados conheceram os recentes desafios enfrentados pelo Unafisco Saúde, as providências adotadas pela direção sindical para o custeio do plano e a recomposição das reservas. Além disso, receberam informações sobre cada tipo de plano, como consultar a rede credenciada utilizando o site, o papel dos beneficiários como cogestores e desfrutaram de atendimento personalizado para esclarecimentos sobre os serviços e uso do aplicativo digital. Os beneficiários também puderam desfrutar dos serviços de massagem e aferição de pressão arterial e glicemia.
Rodas de conversa – Na quarta-feira, dia 3, os participantes do ERAP tiveram painéis e Rodas de Conversa sobre o “Papel e desafios colocados pelas novas tecnologias na vida do público 60+” e sobre as ações do Jurídico do Sindifisco Nacional.
A cobertura completa e das fotos do evento estão no site do Sindifisco Nacional.










