DS/Rio abre “Encontros” de setembro com peça teatral “A Descoberta das Américas”

postado em: Destaque | 0

 Após quatro anos de reforma, o Teatro Municipal Ziembinski, localizado na Tijuca, reabriu no mês de julho totalmente repaginado. E um dos espetáculos selecionados para marcar a reinauguração desse espaço cultural histórico da zona norte carioca foi o consagrado monólogo “A Descoberta das Américas”, do dramaturgo italiano Dario Fo (1926-2016).

A diretoria de Comunicação da DS/Rio, responsável pelo projeto sociocultural “Encontros Cariocas com Arte&Cultura”, convida os filiados, seus familiares e amigos, para assistirmos juntos a essa divertida peça teatral, celebrando a (re)conquista do espaço criado por Zbigniew Ziembinski (1908-1978), um dos mais importantes atores e diretores do teatro nacional.

Ingressos – O “Encontro da DS/Rio” com “A Descoberta das Américas” será no dia 1º de setembro (domingo), às 19h, no próprio Teatro Municipal Ziembinski, que fica na Rua Urbano Duarte.

Os ingressos curtam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia entrada) e podem ser adquiridos diretamente com o ator Julio Adrião (https://linktr.ee/julioadriao). Mas, atenção, colegas!!! Adquiram logo seus ingressos, porque a procura é muito grande.

Novo Mundo – “A Descoberta das Américas” conta a história de Johan Padan, um sujeito comum, rústico, esperto e carismático do século XV, que embarca em Sevilha (Espanha) numa das caravelas de Cristóvão Colombo para escapar da Inquisição europeia, refugiando-se no Novo Mundo.

Entre naufrágios, massacres, prisão, escravização e quase ser devorado pelos canibais, Padan sobrevive em solo americano na base da esperteza, do carisma e da sorte, enquanto testemunha a colonização espanhola do continente. Venerado pelos nativos como filho do sol e da lua, Padan catequiza e guia os habitantes da terra numa batalha de libertação contra os espanhóis invasores.

O texto de Dario Fo é inspirado em fatos reais, narrados pelo navegador e cronista Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, e aborda de maneira irônica e crítica episódios ocorridos na Flórida do século XVI.

Maratona – Embora a trama do monólogo seja simples, levar o texto ao palco é uma tarefa complexa. Durante 80 minutos, o ator Julio Adrião atua sozinho e sem qualquer elemento cenográfico, desdobrando-se numa verdadeira maratona para representar espanhóis, indígenas, animais, árvores…

O espetáculo foi um dos maiores sucessos teatrais da primeira década do século XXI. A atuação solo de Adrião em “A Descoberta das Américas” lhe rendeu o Prêmio Shell na categoria “Melhor Ator”, em 2005.

A gente se encontra dia 1º/9 para assistirmos juntos à “Descoberta das Américas”!

 

Sobre o projeto da DS/Rio

Com o projeto “Encontros Cariocas com Arte&Cultura”, planejamos visitar locais históricos e eventos famosos do Rio de Janeiro que sejam de fácil acesso, baixo ou nenhum investimento/despesa pessoal e de extrema importância na construção identitária de uma cidade com vocação para encantar e divertir multidões.

Sugestões – As opções são variadas e esperamos também sugestões dos colegas. A única recomendação é que sejam locais próximos ao eixo Centro-Lapa-Catete-Flamengo-Botafogo, pela facilidade de transporte coletivo e rapidez no deslocamento.

Os interessados em participar das atividades devem fazer contato com a secretaria da DS/Rio, pelo telefone (21) 3916-8550, informando nome, celular e disponibilidade de horário.

Vamos passear e nos divertir juntos nos Encontros Cariocas com Arte&Cultura!

Foto: Divulgação

 

Comentários estão fechados.