Após oferecer aos colegas uma pré-estreia exclusiva, em sessão especial na sede da DS/Rio (foto), no dia 10 de julho, o Auditor-Fiscal aposentado Cristóvão Barcelos da Nóbrega informa que o vídeo “100 anos do IR e a história do Brasil” será lançado oficialmente no mês de setembro, no seu canal no YouTube (conheça).
O vídeo é dividido em quatro episódios, que tratam de períodos distintos da história da tributação fiscal brasileira, enquanto traça um paralelo com a história política, social e econômica do país, de 4 de setembro de 1924 a 25 de setembro de 2022.
O primeiro episódio será disponibilizado no dia 4 de setembro. Os demais, nos dias 11, 18 e 25/9, sempre ao meio-dia.
Assista o trailer sobre a obra e o cronograma de lançamento nesse link
O vídeo “100 anos do IR e a história do Brasil” é a última obra nesse formato produzida por Cristóvão, conforme declarou o autor, na sessão de pré-estreia na DS/Rio.
Início efetivo – Sempre atento aos fatos históricos e curiosidades que envolvem a tributação fiscal e seus integrantes, Cristóvão Barcelos da Nóbrega registra, nesta obra, a importância do dia 4 de setembro de 1924 para o fisco brasileiro.
Embora o Imposto de Renda tenha sido instituído no Brasil em 31 de dezembro de 1922, por meio da Lei nº 4.625, somente em 04/09/1924 foram publicados o primeiro regulamento, os modelos de formulários de IRPF e IRPJ, a estrutura administrativa, os rendimentos tributáveis e isentos, a apuração do imposto, o tipo de lançamento, os locais de entrega da declaração, as instruções de pagamento, entre outras normas. Daí em diante, efetivamente, teve início a cobrança do Imposto de Renda no país.
Memória fiscal – Com o compromisso de preservar a memória fiscal, o colega já produziu 30 vídeos, que estão disponíveis no seu canal no YouTube e servem de fonte de pesquisa para estudantes e cidadãos interessados na história do IR no Brasil.
Dessa forma, Cristóvão procura também conscientizar os cidadãos contribuintes sobre a importância de uma política fiscal justa, capaz de reduzir a “vergonhosa desigualdade social brasileira”, uma vez que a maioria dos brasileiros desconhece o papel do IR e sua capacidade de redistribuir renda.
O Sindifisco Nacional e a DS/Rio se unem a Cristóvão da Nóbrega nesse compromisso. Além da divulgação de suas obras, no âmbito sindical e entre outras instituições, nossas entidades convidam os colegas a assistirem e compartilharem as obras de Cristóvão, difundindo os conhecimentos sobre nosso cargo e a natureza do nosso trabalho.
A diretoria da DS/Rio parabeniza Cristóvão da Nóbrega pela excelência de sua obra!