Assembleia do Rio aprova extinção do Premium e migração para outros produtos até abril

postado em: Destaque | 0

Auditores-Fiscais da base Rio, beneficiários do Plano Premium do Unafisco Saúde, reunidos em Assembleia Nacional Telepresencial convocada pelo Sindifisco Nacional para os dias 14, 15 ou 16 de dezembro – e realizada pela DS/Rio no dia 14 de dezembro –, aprovaram por maioria de votos a extinção da modalidade, com migração espontânea para outras carteiras, conforme cronograma a ser cumprido até abril de 2023 (ver quadro abaixo).

A assembleia foi conduzida pelo presidente da DS/Rio, Luiz Fernando Del-Penho, e pela diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Sonia Mesentier. Os diretores do Plano de Saúde, Adriano Correa e José Afonso Ramos (Adjunto), e o Conselheiro Curador do Unafisco Saúde representante da 7ª Região Fiscal, Albino Cunha, participaram da assembleia, fazendo esclarecimentos técnicos sobre a situação do Premium I.

A assembleia da base Rio teve a presença online de 235 filiados, com 218 votantes.

Ampla discussão – O encaminhamento do tema à deliberação dos beneficiários foi precedido por ampla discussão, no âmbito do Sindifisco Nacional, uma vez que as questões relacionadas à atual situação do Premium se arrastam há anos.

Para melhor informar os beneficiários, o Sindicato realizou webinar, dia 12 de dezembro, que teve a participação de centenas de colegas. No encontro, a alta sinistralidade e o desequilíbrio atuarial da carteira foram os assuntos mais debatidos.

Distorção – Apesar de respeitar as ponderações contrárias à extinção do Premium, no encaminhamento da questão à assembleia dos beneficiários, a Diretoria do Plano de Saúde destacou a necessidade do atendimento à resolução da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), no sentido de se corrigir uma distorção existente há 18 anos, sobre equiparação do plano ao número de faixas etárias.

Esse problema, que há anos rende grandes discussões dentro do Sindicato, levou a ANS a vedar o ingresso de novos beneficiários no Premium original. A partir daí, a carteira envelheceu e o plano encareceu.

Por fim, o aumento significativo do índice de sinistralidade, nos últimos anos, acendeu o alerta da diretoria sindical para a necessidade de solucionar definitivamente a situação, conforme relata nas considerações enviadas à assembleia (leia aqui).

Votação na base Rio de Janeiro na AN do Plano Premium – 14/12/2022

INDICATIVOOs auditores-fiscais beneficiários titulares do Unafisco Saúde aprovam a extinção do plano Premium de acordo com o seguinte cronograma: 10 de abril de 2023 – data limite para migração espontânea dos beneficiários do PREMIUM, podendo livremente escolher migrar para qualquer um dos outros planos oferecidos pelo Unafisco Saúde (Premium II, Soft, Soft Participativo, Unique ou Platinum). A migração espontânea produzirá efeitos a partir de 1 de maio de 2023. 01 de maio de 2023 – data em que aqueles beneficiários do Premium que não se manifestarem até 10 de abril, migrarão compulsoriamente para o Premium II, ressalvados os eventuais casos de impedimentos legais. 30 de junho de 2023 – data de extinção do Premium, ressalvados os eventuais casos de impedimentos legais. Sim: 145 votos
Não: 66 votos
Abstenção: 07 votos
Total: 218 votos

Foto: Canva

Comentários estão fechados.