DS/Rio apresentará planilha que auxilia na escolha do regime ou correção da aposentadoria (17/8)

postado em: Destaque | 0

A diretoria da DS/Rio convida os filiados “aposentáveis” ou recém-aposentados para apresentação de uma planilha que permite calcular o valor da média das remunerações. Esse recurso irá auxiliar os colegas na escolha da regra de aposentadoria ou migração para o RPC (Regime de Previdência Complementar), bem como na eventual alteração nos fundamentos de sua aposentadoria.

Apresentação – A planilha será apresentada no encontro organizado pela diretoria de Aposentadoria e Pensões, no dia 17 de agosto (quinta-feira), às 14h, na Sede da DS/Rio (Rua da Quitanda, 30 – 11º andar, Centro, Rio de Janeiro).

O diretor-Adjunto de Aposentadoria e Pensões, Auditor-Fiscal aposentado Arnaud da Silva, solicita aos colegas que compareçam com suas fichas financeiras desde 1994 e notebook, para fazerem os cálculos durante o encontro. As fichas podem ser obtidas na plataforma Gov.BR.

Dificuldades – Segundo Arnaud, uma das principais dificuldades dos Auditores-Fiscais, no momento de optar pelo regime de aposentadoria, é dispor de uma planilha de cálculo para simular os valores do Benefício Especial e da média das remunerações.

A inexistência desse recurso impede a tomada de decisão segura sobre o modelo de aposentadoria mais vantajoso. Os já aposentados também ficam impossibilitados de conferir se os seus proventos foram calculados de forma correta.

Os Auditores-Fiscais ativos dispõem do Solicorp e do Sigepe para a simulação dos valores. Mas, após a aposentadoria, esses sistemas não podem ser acessados, o que impede a conferência dos valores apurados dos proventos e do Benefício Especial.

Planilha – Recentemente, a DS/Vitória do Sindifisco Nacional elaborou uma planilha Excel que permite simular o valor do Benefício Especial, possibilitando a comparação com o valor calculado pela administração.

Baseada nessa planilha, a Diretoria de Aposentadoria e Pensões da DS/Rio desenvolveu o modelo para calcular o valor da média das remunerações.

A planilha da DS/Rio é de média complexidade e, dependendo da maneira utilizada, poderá gerar um cálculo equivocado. Para assegurar o uso correto, a diretoria DS/Rio conta com a presença dos colegas no encontro de apresentação, dia 17 de agosto.

Foto: Canva

Colegas, acessem nosso canal no YouTube da DS/Rio,  a página no Facebook e o perfil no Instagram! Colaborem na divulgação dos assuntos relevantes para os Auditores-Fiscais.

Comentários estão fechados.