Chegamos bem cedo ao Centro da Música Carioca: o show prometia, era gratuito, e as senhas seriam distribuídas na hora. Fizemos bem: o pequeno teatro lotou. Ademais, garantimos o direito de esperar sentadas até conseguir os ingressos; depois, o pátio nos convidou a conversar.
Começado o show, a comprovada maestria de Gilson Peranzzetta, responsável pelos arranjos e direção musical, se fez evidente. Piano (Gilson Peranzzetta), contrabaixo (Alexandre Cavallo) e bateria (Ricardo Costa) dão pegada jazzística à bossa nova – o que se manteve até o final.
A voz ancestral e sábia de Áurea Martins conversou com a voz potente e jovem de João Senise. Como convinha à parceria, que já vinha de outras realizações – e ao aniversário da diva, que se comemorava no dia -, o clima era festivo. Os cantores se convidavam, cediam espaço um ao outro, se apoiavam, teciam juntos as canções. A plateia aprovava, calorosa. Quando erraram, riram de si mesmos, e o público aplaudiu, a estas alturas já à vontade. Áurea brincou com o público, convidou o irmão (Elizio de Búzios) ao palco.
O show se aproximou do final com a plateia cantando junto. A intérprete de libras gesticulava dançando e sorria. Uma senhora muito linda se levantou da cadeira e dançou com competência e charme. O bis foi inevitável.
À saída, as delícias do Oinc Bar nos acenaram. Mas às quintas-feiras não há música ao vivo, e resolvemos voltar para casa.
No caminho, vimos passar o pipoqueiro mais conhecido da cidade.
Pipoca – Ailton Arruda é um porteiro que leva alegria às ruas da Tijuca há 27 anos. Em certos dias da semana, ao cair a noite, ou de dia na Praça Xavier de Brito, pode-se ter a sorte de vê-lo passar fantasiado, cheio de animação, enquanto empurra uma carrocinha cheia de luzinhas e com caixa de som estourando. A música é selecionada de acordo com o personagem, que escolhe na hora: pode ser, entre muitos, Michel Jackson, Xuxa, Darth Vader, Rita Lee, torcedor de times diversos, gari, mágico, Papai Noel ou, mais recentemente, Madonna.
Nesta noite tocava ópera, e passou de fraque, regendo e agradecendo a seu público fiel.
Assim complementa a renda e, sendo tímido, encontra um propósito: fazer sorrir as crianças. Durante a pandemia, realizou ações sociais para arrecadar cestas básicas para famílias no complexo de Lins e na comunidade do Cruz (Tijuca). É lá também que distribui, entre a garotada, a pipoca que sobra de cada dia de trabalho.
Próxima atividade – No dia 27 de junho (quinta-feira), das 18h às 23h, na Casa do Minho (Rua Cosme Velho, 60 – Cosme Velho, Rio de Janeiro), o Encontro com Arte&Cultura da DS/Rio será na festa junina mais alegre da cidade. Afinal, além da presença querida dos colegas, nossa festa vai ter tudo o que apreciamos nos verdadeiros “arrasta-pé” da roça: comidinhas gostosas, quadrilha típica, um trio de forró convidando o povo para dançar no salão, um quentão no ponto e, quem sabe, até um casamento!
A aquisição dos ingressos será mediante transferência bancária/PIX ou diretamente com as funcionárias da DS/Rio Cássia e Claudia, pelos telefones (21) 99598-5718 ou (21) 98488-1491. Para transferência bancária: Banco 001 (BB), Agência 0183-X, conta 129888-7 ou pela chave PIX (21) 99965-8716. Assim que adquirirem seus convites, os filiados deverão enviar o. Dessa forma, os nomes serão colocados numa lista que ficará na porta da Casa do Minho, no dia da festa.
A diretoria de Comunicação da DS/Rio agradece a presença dos colegas e convida a todos a se divertir nesta festa folclórica!
Sobre o projeto da DS/Rio
Com o projeto “Encontros Cariocas com Arte&Cultura”, planejamos visitar locais históricos e eventos famosos do Rio de Janeiro que sejam de fácil acesso, baixo ou nenhum investimento/despesa pessoal e de extrema importância na construção identitária de uma cidade com vocação para encantar e divertir multidões.
Sugestões – As opções são variadas e esperamos também sugestões dos colegas. A única recomendação é que sejam locais próximos ao eixo Centro-Lapa-Catete-Flamengo-Botafogo, pela facilidade de transporte coletivo e rapidez no deslocamento.
Os interessados em participar das atividades devem fazer contato com a secretaria da DS/Rio, pelo telefone (21) 3916-8550, informando nome, celular e disponibilidade de horário.
Vamos passear e nos divertir juntos nos Encontros Cariocas com Arte&Cultura!
Fotos: Comunicação DS/Rio