Filme em homenagem aos 55 anos do concurso para Técnico de Tributação terá lançamento nesta quinta-feira (20/3)

postado em: Notícias | 0

A diretoria da DS/Rio convida os colegas para uma celebração especial, nesta quinta-feira, dia 20 de março, às 14h30, no auditório da Sede Quitanda (Rua da Quitanda, 30 – 11º andar – Centro) – o lançamento do filme do Auditor-Fiscal aposentado Cristóvão Barcelos da Nóbrega, em homenagem aos 55 anos da prova do concurso de Técnico de Tributação (TT) da Receita Federal.

O documentário, com 33 minutos de duração, não será compartilhado em plataformas digitais. Embora o foco principal seja o Técnico de Tributação, o filme traz muitas informações de interesse de todos os Auditores-Fiscais. Entre elas, o resumo da história do fiscal na Receita Federal, remuneração, quota-parte, prestígio do cargo, além de mostrar como foi o ano de 1970 – um dos mais conturbados da história do país.

Especialista e pesquisador apaixonado sobre o tema Imposto de Renda e tudo o que se relaciona ao universo da tributação fiscal brasileira, Cristóvão coleciona curiosidades sobre a história do Fisco, que registra em seus filmes e livros.

Salário de ministro – Na presente obra, ele destaca que o Técnico de Tributação era um cargo de nível superior, e não de nível médio. Ao ingressar na Receita Federal, o TT ganhava mais do que o ministro da Fazenda, fato único na história da administração tributária. A excelência da remuneração gerou muitas críticas, abordadas no documentário. Como diziam na época, “foi um concurso para general”.

Em 1973, o TT foi transposto para Técnico de Tributos Federais (TTF). Em 1975, o cargo de TTF foi extinto e seus titulares foram transpostos para o cargo de Fiscal de Tributos Federais.

O roteiro do filme foi escrito depois de muita pesquisa, estudo e conversas com ex-TTs.

Direitos autorais – As músicas utilizadas na obra são, em sua maioria, grandes sucessos da época, em gravações originais. As fotos e os filmes utilizados também pertencem àquele período.

Em respeito aos direitos autorais, o filme não será publicado no YouTube. O autor explica que a exibição da deverá ser exclusivamente na modalidade presencial, em ambiente reservado, seja familiar ou em estabelecimento de ensino, sem fins lucrativos e dando crédito aos autores.

Cristóvão reitera que as suas produções não têm fins lucrativos. São todas realizadas unicamente por ele, da pesquisa, roteiro, seleção musical e de imagens, à direção, narração, montagem e edição final.

A diretoria da DS/Rio convida os filiados para esse lançamento especial. Anotem na agenda: dia 20/3, às 14h30, na Sede Quitanda!

Foto: Canva

Comentários estão fechados.