O presidente da DS/Rio, Alexandre Teixeira, participou do programa radiofônico Faixa Livre, no dia 1º de julho, avaliando o projeto de reforma tributária que o governo acaba de enviar ao Congresso Nacional.
Na avaliação do Auditor-Fiscal, o governo não pretende atacar o principal problema da tributação brasileira, que é a enorme incidência de tributos sobre o consumo, sobrecarregando o consumidor final, em especial, o de menor poder aquisitivo.
No Brasil, a carga tributária sobre o consumo é de cerca de 49%, enquanto países da OCDE tributam cerca de 33%. Nos Estados Unidos, que diversos segmentos apontam como exemplo de modelo econômico, a tributação sobre o consumo é inferior 20%, pois a tributação maior incide sobre renda e patrimônio.
O presidente da DS/Rio qualificou de “tímida” a proposta de ampliação da faixa de isenção no Imposto de Renda para R$ 2.500,00. Mas, também vê alguns aspectos positivos na proposta, como a iniciativa extinguir a isenção de tributação dos lucros e dividendos. Criada no governo FHC, a referida isenção é considerada uma “excrescência”, pois existe somente no Brasil e na Estônia.
Para ouvir a entrevista na íntegra, clique aqui.
Ouça a entrevista e compartilhe com os colegas!
O Programa Faixa Livre vai ao ar diariamente, das 8h às 10h, pela Rádio Bandeirantes 1360AM.
Baixe também o app para acompanhar o programa.