Centenário do IR: passado e presente do principal imposto do País

postado em: Destaque | 0

Em continuidade ao projeto em homenagem ao centenário do Imposto de Renda no Brasil, o Auditor-Fiscal Cristóvão Barcelos da Nóbrega irá lançar uma série com registros históricos sobre o principal tributo do nosso país.

A série, intitulada “Passado e Presente nos 100 anos de Imposto de Renda no Brasil”, irá abordar, ao longo de dez episódios, não somente os fatos cronológicos e curiosos ligados ao tema, mas a essencialidade deste tributo para a sociedade.

Nesse sentido, o projeto de Cristóvão da Nóbrega tem o claro objetivo de conscientizar os cidadãos contribuintes sobre a importância de uma política fiscal justa, a fim de reduzirmos a “vergonhosa desigualdade social brasileira”, conforme pontua o autor.

Lançamento – Cada episódio da série terá entre 10 e 15 minutos de duração. O primeiro episódio será lançado no dia 30 de maio – e, o último, em 30 de agosto.

A cada novo episódio, será ofertado um exemplar do livro escrito por Cristóvão sobre a história do IR, autografado e com dedicatória. O ganhador será quem primeiro acertar as perguntas formuladas pelo autor, no seu canal do YouTube, às 9h da manhã seguinte à data do lançamento de cada episódio.

Divulgação – Para divulgar “Passado e Presente nos 100 anos de Imposto de Renda no Brasil”, Cristóvão da Nóbrega produziu um vídeo (assista aqui) de cerca de 18 minutos de duração, com uma síntese do projeto.

Nesse vídeo, o especialista em IR fala sobre a necessidade de modificar o planejamento original da sua homenagem ao centenário do IR, em virtude da pandemia e da ausência de patrocínios institucionais, uma vez que a obra não tem caráter comercial.

Cristóvão também convoca os colegas a ajudarem a divulgar a série, que visa a promover a Educação Fiscal, pois a maioria dos nossos cidadãos desconhece como o Imposto de Renda pode redistribuir renda e ajudar a nação a superar a desigualdade social.

A seguir, um breve texto do autor sobre a relação entre IR e Educação Fiscal

“A importância da educação fiscal

Como tenho amplamente divulgado, este ano (2022) o IR completa 100 anos no Brasil. Devemos aproveitar o centenário do IR para conscientizar as pessoas da importância desse tributo para que tenhamos uma sociedade mais justa e menos concentração de renda.

A desigualdade social brasileira é vergonhosa. Sua diminuição passa obrigatoriamente por política fiscal justa. O IR e os impostos sobre o patrimônio têm muito a contribuir.

Pesquisei nas redes sociais comentários sobre o centenário do IR. O resultado é lastimável. A maioria critica ter que pagar IR e não faz menção ao fato de que, no Brasil, os ricos e super ricos pagam valores irrisórios de IR. Enquanto isso, os trabalhadores são os grandes pagadores de IR. O povo desconhece o nosso modelo tributário. É preciso intensificar educação fiscal, até para adulto.

No meu recente vídeo sobre os 100 anos do IR, mais uma vez enfatizei a importância de aproveitar o centenário do tributo para debater a relevância, para a sociedade, de uma tributação mais justa.

Para tanto, nenhum tributo pode ajudar a diminuir a desigualdade social como o IR. Não adianta reclamar que paga IR e se calar perante os privilégios tributários de que gozam os ricos e os super ricos.

Educação fiscal para todos!” (Auditor-Fiscal aposentado Cristóvão da Nóbrega).

Foto: Reprodução/Vídeo de Cristóvão B. da Nóbrega

Comentários estão fechados.