Cristóvão da Nóbrega celebra 55 anos do concurso para Técnico de Tributação com lançamento de filme (20/3)

postado em: Notícias | 0

No dia 21 de março de 1970 foi realizada a primeira prova do concurso de Técnico de Tributação (TT) da Receita Federal. Para celebrar os 55 anos do concurso, o Auditor-Fiscal aposentado Cristóvão Barcelos da Nóbrega, especialista no universo da tributação fiscal brasileira, convida os colegas para o lançamento de seu filme em homenagem à data, com exibição presencial.

O lançamento exclusivo será no dia 20 de março, às 14h30, no auditório da Sede da DS/Rio (Rua da Quitanda, 30 – 11º andar – Centro). A obra tem 33 minutos de duração e não será compartilhada em plataformas digitais.

Sobre a celebração – Em 2020, diversos colegas decidiram organizar um encontro para celebrar o 50º aniversário do concurso de TT, no Rio de Janeiro. Mas, devido à decretação da pandemia do Covid-10, a comemoração foi suspensa.

Na mesma ocasião, Cristóvão da Nóbrega, ex-TT, estava editando um filme sobre o Técnico de Tributação. Com o cancelamento do encontro comemorativo, o colega também interrompeu a realização da obra. Mas, aproveitou o material já existente para finalizar a edição, produzindo um filme com duração de 20 minutos, que foi distribuído aos interessados, por meio de endereço em “nuvem” digital.

Para reduzir o tamanho do arquivo, o autor diminuiu a resolução, o que influenciou na qualidade. E, para evitar problemas com os direitos autorais referentes a músicas e imagens da época, optou por não disponibilizar a obra no YouTube.

Passados cinco anos, Cristóvão retomou o filme – desta vez, com mais tempo para pesquisa, estudo, roteiro e edição, o que resultou no documentário atual, ampliado, com mais informações, novos textos e imagens, inclusive com fotos de colegas.

Trilha sonora e imagens – As músicas utilizadas no filme (ver quadro abaixo), em sua maioria, são grandes sucessos da época, em gravações originais, sem qualquer conotação política ou ideológica. As fotos e os filmes utilizados também pertencem àquele período.

Por isso, a obra deve ser exibida na modalidade presencial, em ambiente reservado, seja familiar ou em estabelecimento de ensino, sem fins lucrativos e dando crédito aos autores, para respeitar os direitos autorais.

Interesse amplo – Embora o documentário tenha como foco principal o Técnico de Tributação, traz muitas informações de interesse de todos os Auditores-Fiscais. Entre elas, o resumo da história do fiscal na Receita Federal, remuneração, quota-parte, prestígio do cargo, além de mostrar como foi o ano de 1970 – um dos mais conturbados da história do país.

Remuneração excelente – Ao contrário do que muitos podem crer, o Técnico de Tributação era um cargo de nível superior, e não de nível médio. Além disso, alguns servidores confundem o TT (Técnico de Tributação) com o TTN (Técnico do Tesouro Nacional).

Ao ingressar na Receita Federal, o TT ganhava mais do que o Ministro da Fazenda, fato único na história da administração tributária. A excelência da remuneração gerou muitas críticas, abordadas no documentário. Como diziam na época, “foi um concurso para general”.

Em 1973, o TT foi transposto para Técnico de Tributos Federais (TTF). Em 1975, o cargo de TTF foi extinto e seus titulares foram transpostos para o cargo de Fiscal de Tributos Federais.

Sobre o realizador – O Auditor-Fiscal aposentado Cristóvão Barcelos da Nóbrega (ex-TT) é especialista e pesquisador apaixonado sobre o tema Imposto de Renda e todas as histórias e curiosidades relacionadas à Tributação Fiscal.

Em seu canal do YouTube (conheça), nosso colega disponibiliza 33 vídeos, sendo 30 sobre a história do Imposto de Renda, dois sobre a história do Funcionário do Fiscal Federal – em especial, o Auditor-Fiscal – e um sobre o Palácio da Fazenda, no Centro do Rio de Janeiro, que abriga a sede do Ministério da Fazenda na 7ª Região Fiscal.

Cristóvão reitera que as suas obras não têm fins lucrativos. São todas realizadas unicamente por ele, da pesquisa, roteiro, seleção musical e de imagens, à direção, narração, montagem e edição final.

A seguir, a trilha sonora do documentário sobre o 55º aniversário da primeira prova do concurso para Técnico da Tributação (TT) da Receita Federal.

MÚSICA            TEMA
Bachianas brasileiras” (Villa-Lobos) Abertura
Hoje” (de e com Taiguara) Criação do cargo, os programas e as provas, matérias dos jornais sobre o TT
Hey Jude” (Lennon e McCartney) com The Beatles A polêmica remuneração do TT, maior que a do Ministro da Fazenda
London, London” (Caetano Veloso) com Gal Cursinhos para o concurso e notícias nos jornais
Azul da cor do mar” (de e com Tim Maia) Condições de inscrição; a mais nova e o mais idoso; estatísticas dos inscritos; datas das provas
Something” (George Harrison) com The Beatles Economia em 1970
Prá frente Brasil” (Miguel Gustavo) com Coral de Joab Final da Copa do Mundo de 1970
Irmãos Coragem” (Nonato Buzar e Paulinho Tapajós) com Jair Rodrigues Televisão em 1970
Foi um Rio que passou na minha vida” (de e com Paulinho da Viola) Música em 1970
O diamante cor de rosa” (Roberto Carlos) Cinema em 1970
O poderoso chefão” (Nino Rota) Livro em 1970
Adágio” (Albinoni) Política e AI-5
Dois prá lá, dois prá cá” (Aldir Blanc e João Bosco) com Elis Regina Fusões de TT e de fiscal
We are the world” (Michael Jackson e Lionel Ritchie) Fusões de TT e de fiscal
Carnaval dos animais” (Saint-Saens) Fotos de ex-TT
Valsa nº 2” ( Shostakovitch) Fotos de ex-TT
Jeux interdits” (Yepes) A importância do TT e do servidor público
Pompas e circunstâncias” (Edward Elgar) Encerramento

 

A diretoria da DS/Rio convida os filiados para esse lançamento especial. Anotem na agenda: dia 20/3, às 14h30, na Sede Quitanda!

Foto: Canva

Comentários estão fechados.