Direção da DS/Rio toma posse em cerimônia festiva com presença numerosa de filiados

postado em: Notícias | 0

A presença numerosa de filiados da base foi um dos fatores mais significativos na cerimônia social de posse da diretoria da DS/Rio para o triênio 2025/2027, realizada no dia 11 de fevereiro, no auditório da Sede Quitanda. 

O evento, que transcorreu em clima de reencontro e confraternização de antigas amizades, foi prestigiado também por diversos colegas da Direção Executiva Nacional (DEN), de Delegacias Sindicais do Sindifisco Nacional, de entidades representativas dos Auditores-Fiscais da Receita Federal e da Administração da 7ª Região Fiscal.

Econômica em formalidades e generosa em alegria, a solenidade reaproximou pessoas que há alguns anos haviam se distanciado por diferentes motivos – entre outros, a opção pelo trabalho remoto, aposentadoria, mudança de cidade e o hábito de ficar em casa, adquirido a partir da pandemia.

Com grande satisfação, após assinarem o livro de posse, os membros da diretoria e do Conselho Fiscal Local receberam os cumprimentos dos cerca de 150 colegas que lotaram o auditório da DS/Rio. Após a cerimônia, os presentes prestigiaram o coquetel-dançante oferecido no salão de festas da Anfip-RJ (Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal do Brasil), gentilmente cedido pela sua diretoria para os bons momentos de confraternização dos Auditores-Fiscais.

Reaproximação – Em seu discurso de passagem de cargo, o Auditor-Fiscal Luiz Fernando Del-Penho, presidente na gestão anterior, enfatizou a importância da reaproximação física das pessoas. Entusiasta dos encontros presenciais, Del-Penho lamentou ter feito somente dois eventos dessa natureza – em parte, devido à cultura telepresencial instalada na categoria e na sociedade, de forma geral, a partir da pandemia.

Del-Penho enfatizou a necessidade da retomada do contato direto entre as pessoas e felicitou a nova direção da DS/Rio pela disposição de promover eventos e reuniões presenciais – inclusive, convocando uma assembleia local para o dia 13 de fevereiro, na Sede Quitanda.

Amizade – A Auditora-Fiscal Mônica Paes Barreto, Superintendente-Adjunta da 7ª Região Fiscal, representou a Administração Regional na solenidade. Descontraída, ela afirmou ser “uma grande honra” participar da mesa e recordou a amizade de longa data com a nova presidente da DS/Rio e os bons momentos de convivência, no trabalho na Receita Federal.

Unidade – Representante da Direção Nacional na cerimônia, o Auditor-Fiscal Luiz Sergio (Serginho) Fonseca Soares declarou “estar feliz” por compor a mesa de abertura e desejou “boa sorte” à nova diretoria da DS/Rio.

Serginho explicou que diversos integrantes da DEN não puderam prestigiar a cerimônia de posse porque, pela manhã, houve manifestação em Brasília, com a presença de 43 Delegacias Sindicais e cerca de 400 filiados, para pressionar o governo a negociar a pauta da categoria. Conforme destacou o dirigente sindical, “tratar a RFB como órgão abaixo de outras carreiras é inaceitável, faz mal para o país, é privilegiar outros valores que não a Justiça Fiscal e a administração tributária”. Finalizando, Serginho disse que a categoria precisar ter “unidade como mensagem”, bem como “recuperar a delicadeza do trato e levar isso para as redes sociais”.

Valorização – A Auditora-Fiscal Lucíola Maria Vasconcelos Ferreira, representante da Comissão Eleitoral Local (CEL-RJ) à mesa, falou da sua disposição permanente de valorizar o Sindicato e da importância das instituições para a manutenção do Estado de direito e do bem-estar da sociedade civil. 

Além de desejar êxito à diretoria da DS/Rio, Lucíola parabenizou os outros membros da CEL-RJ, Auditores-Fiscais Vera Teresa Balieiro Anastácio da Costa (Titular) e Francisco Oliveira de Souza, cujo trabalho diligente resultou no processo eleitoral tranquilo da base Rio.

Elogios – Ciente dos desafios atuais e futuros da categoria, a presidente empossada, Auditora-Fiscal Catia Beserra, utilizou o seu momento de fala para fazer elogios e agradecimentos a instâncias sindicais e pessoas que contribuíram para a vitória da Chapa 2, na eleição sindical local.

Foram citados: a CEL-RJ; a direção anterior da DS/Rio, que disponibilizou estrutura e logística às duas chapas concorrentes em iguais condições; a categoria, por se manter na luta da campanha remuneratória e pela valorização da RFB, do cargo e das atribuições; aos colegas de chapa, que confiaram em sua capacidade de liderança e no trabalho conjunto; aos apoiadores da Chapa 2 (Auditores-Fiscais Angélica Barreto, Maria Izabel Augusta Figueiredo Mota de Almeida, Inez Barcelos, João Abreu, Nadja Izard Ribeiro de Sá Martins, Albertina Couto Dias, Olimpia Paschoal Sandora, Isaías Soares, Luiz Carlos Alves); aos mesários e fiscais do pleito; à Chapa 1, encabeçada pela Auditora-Fiscal Sonilea Vieira Leite, pela campanha respeitosa; aos eleitores.

Catia agradeceu, ainda, à Auditora-Fiscal Alzenda da Costa Pinto da Silva, coordenadora da cerimônia de posse, e à Auditora-Fiscal Angela Maria Vieira da Silva, presidente da Anfip-RJ, pela cessão do salão de festas da entidade para o coquetel-dançante de celebração.

Encerrando sua fala, convidou os presentes para a merecida confraternização, com um delicioso bufê, ao som do melhor da música popular brasileira.

Presenças – A diretoria da DS/Rio agradece a presença dos representantes das seguintes instâncias sindicais e representantes da Administração da Receita Federal do Brasil na 7ª Região Fiscal:

Sindifisco Nacional/DEN – Auditores-Fiscais Luiz Sergio (Serginho) Fonseca Soares (secretário-Geral), Francisco (Chicão) César de Oliveira Santos (diretor de Defesa Profissional), Luiz Fernando Del-Penho (Adjunto de Assuntos de Aposentadorias e Pensões), Adriano Lima Corrêa (diretor do Plano de Saúde), Cléber Magalhães (diretor de Relações Internacionais e Intersindicais), Rosangela Fiaes da Silva (diretora Suplente).

DS/Santos – Auditor-Fiscal Elias Carneiro Junior

DS/Ceará – Auditora-Fiscal Zaelite Dantas

DS/Curitiba – Auditores-Fiscais Tadeu Matosinho e Conceição Ramos

DS/Juiz de Fora – Auditor-Fiscal Roney Correa

Anfip/RJ – Auditores-Fiscais Angela Maria Veira da Silva (presidente) e Rivaldo Barreto dos Santos (diretor de Política de Classe e Cultura Profissional)

Abafia – Auditora-Fiscal Regina Hardman

Unafisco Associação – Auditor-Fiscal Armando Domingos Barcellos Sampaio

Administração da 7ª RF – Auditores-Fiscais Mônica Paes Barreto (Superintendente-Adjunta); Greco Outeiro de Faria (Delegado da DRF/RJ1); Denise Esteves Fernandez (Delegada da DRF/RJ2); Paula Danielle Hartung de Azevedo Sant’Anna (Delegada de Demac); Rosanda Pereira da Silva Passos (Delegada-Adjunta de Julgamento); Renato Alves Regal de Castro (Delegado da Alfândega do Porto do Rio de Janeiro).

Comentários estão fechados.