DS/Rio levará proposta ao CDS sobre filiados prejudicados nos processos dos 2,2%

postado em: Notícias | 0

Os filiados presentes na Assembleia Local pré-CDS da DS/Rio, realizada no dia 13 de fevereiro, no auditório da Sede Quitanda, aprovaram proposta para ser levada pela direção sindical da base à reunião do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) do Sindifisco Nacional, convocada para os dias 18 e 19 de fevereiro, em Brasília.

A proposta surgiu após análise do item 9 da pauta da reunião do CDS (leia aqui), sobre o Relatório da Comissão criada para verificar a possibilidade da utilização do fundo de sucumbência dos 28,86% para antecipação/ressarcimento a filiados com prejuízos no trâmite das ações rescisórias paradas no STJ por estratégia jurídica.

A DS/Rio irá propor a inclusão, nessa listagem, dos filiados inscritos nos processos dos 2,2%, que foram prejudicados por fatores como perda de prazo processual e/ou erro de cálculo contábil.

Durante a assembleia, uma filiada (foto acima) relatou as dificuldades enfrentadas na busca de uma solução para o seu processo, prejudicado pela perda do prazo processual parte do escritório de advocacia.

Relatos de outros filiados presentes sobre situações semelhantes foram decisivos para a aprovação da proposta que será levada ao CDS de Brasília.

Retomada – A assembleia local pré-CDS foi conduzida pela presidente da DS/Rio, Auditora-Fiscal Catia Beserra, com o apoio do secretário-Geral, Auditor-Fiscal Helio Muylaert.

Conforme destacou Catia, a realização da assembleia na modalidade presencial marcou a retomada desse tipo de debate, na base. O objetivo é que os filiados voltem a se reunir para analisar e deliberar, com mais profundidade, os itens das pautas e as proposições surgidas no decorrer das próprias assembleias.

Em assembleia nacionais, o formato híbrido ainda será utilizado.

Outros itens – A assembleia local também aprovou, por maioria de votos (13 a favor, duas abstenções e nenhum voto contra), que o CDS analise penalidade a filiada por infração ao Estatuto sindical, conforme o item 10 da pauta.

Em relação ao item 3, referente à escolha e nomeação dos membros do Conselho Permanente de Árbitros, previsto no Estatuto do Sindifisco Nacional (artigo 121, § 1º), não houve filiado inscrito na base Rio.

O item 8, sobre a mobilização da categoria, teve uma análise resumida sobre os desdobramentos das ações atuais e, também, das expectativas dos Auditores-Fiscais que estão além da pauta remuneratória – como o custeio de um plano de saúde com os recursos do Fundaf.

Na avaliação dos Auditores-Fiscais presentes, os demais itens somente poderão ser deliberados durante a reunião do CDS, pois irão depender de votações, debates, análise de documentos contábeis e, no caso do item 5, análise do relatório da Comissão Eleitoral Nacional.

Assuntos gerais – A diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões, Auditora-Fiscal Denise Brito, convidou os filiados a se integrarem aos dois projetos voltados para atividades socioculturais da DS/Rio.

Um dos projetos, vinculado ao grupo “Os Caminhantes”, coordenado pelo diretor-Adjunto da pasta, Auditor-Fiscal Arnaud da Silva, promove trilhas e caminhadas uma vez por mês. As atividades iniciais são leves, mas o grau de dificuldade de execução irá aumentar à medida que os integrantes do grupo se habituarem aos exercícios.

O outro projeto, denominado “Encontros Cariocas com Arte&Cultura”, coordenado por Denise, nasceu em fevereiro de 2024, com uma visita guiada ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A iniciativa busca reunir os colegas para idas a eventos e espaços culturais e/ou passeios pelos pontos icônicos da cidade. Os programas são sempre de baixo ou nenhum custo – exceção para algumas peças teatrais, cujos valores não foram além de R$ 60,00.

Os filiados interessados nas atividades socioculturais devem fazer contato com a Recepção da DS/Rio, pelo telefone (21) 99965-8716 (Sueli e Marcelo), e deixar nome e número telefônico, para serem adicionados aos grupos.

A diretoria da DS/Rio agradece a participação dos filiados na Assembleia Local Presencial.

Comentários estão fechados.