Para celebrar o segundo mês do projeto sociocultural “Encontros Cariocas com Arte&Cultura”, filiados da DS/Rio e seus convidados visitaram, em 2 de abril, a bela mostra imersiva “Sentir o Mundo” (confira), que vem encantando os frequentadores do Museu do Amanhã.
Idealizada pela Sensory Odyssey Studio, em coprodução com o Museu Nacional de História Natural de Paris (França), a mostra é um verdadeiro passeio sensorial que destaca as principais espécies da natureza, a interação entre diferentes organismos e sua “complexa rede de conexões que sustentam a vida na Terra”.
A diretora de Comunicação da DS/Rio, Auditora-Fiscal Denise Alvim, coordenadora do projeto “Encontros Cariocas com Arte&Cultura”, destacou a riqueza dos cenários e efeitos visuais, construídos para mostrar como tudo, em nosso mundo, está interligado, bem como todos os organismos reagem e afetam uns aos outros, de forma natural e transformadora.
Fascinante – O impacto visual é somente um dos recursos da mostra, que também fascina pela sonoridade e recursos olfativos utilizados – uma das salas literalmente “cheira” a mel, exibindo vídeos gigantescos de abelhas e outros insetos responsáveis pela polinização.
O meticuloso trabalho informativo permite que os visitantes conheçam, por exemplo, as estratégias da planta para atrair os insetos polinizadores. Entre seus recursos atrativos, estão o cheiro, a cor, pétalas especiais para pouso, néctar. Por meio desse processo de “sedução natural”, a planta obriga os insetos a espalharem o pólen, perpetuando as espécies do reino vegetal.
Mas, não somente os insetos têm essa missão. Vento, morcegos, pássaros, são outros agentes polinizadores. E, para cada um deles, há uma estratégia específica que integra e equilibra os diferentes reinos naturais e suas espécies.
A mostra imersiva “Sentir o Mundo” é um verdadeiro espetáculo de beleza, conhecimento e respeito à Natureza. Os colegas adoraram e recomendam! E, às terças-feiras, o ingresso é gratuito!
Próxima atividade – A próxima atividade do projeto da DS/Rio “Encontros Cariocas com Arte&Cultura” será dia 20 de abril, às 9h, no Circuito de Herança Africana, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O ponto de encontro será no Largo São Francisco da Prainha, em frente à estátua de Mercedes Baptista.
O circuito é gratuito, coordenado pelo Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), criado em 2005 para pesquisar, estudar, investigar e preservar o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro. Para saber mais sobre o IPN e suas ações, acesse aqui.
Em breve, a diretoria de Comunicação da DS/Rio divulgara horário e ponto de encontro dos colegas. Mas, os interessados em participar da atividade já podem fazer contato com a secretaria da DS/Rio, pelo telefone (21) 3916-8550, pois há necessidade de informar previamente ao IPN o número de visitantes para formar o grupo.
A diretoria da DS/Rio aguarda os contatos dos colegas!
Sobre o projeto
Com o projeto “Encontros Cariocas com Arte&Cultura”, planejamos visitar locais históricos e eventos famosos do Rio de Janeiro que sejam de fácil acesso, baixo ou nenhum investimento/despesa pessoal e de extrema importância na construção identitária de uma cidade com vocação para encantar e divertir multidões.
Sugestões – As opções são variadas e esperamos também sugestões dos colegas. A única recomendação é que sejam locais próximos ao eixo Centro-Lapa-Catete-Flamengo-Botafogo, pela facilidade de transporte coletivo e rapidez no deslocamento.
Os interessados em participar das atividades devem fazer contato com a secretaria da DS/Rio, pelo telefone (21) 3916-8550, informando nome, celular e disponibilidade de horário.
Vamos passear e nos divertir juntos nos Encontros Cariocas com Arte&Cultura!
Foto: DS/Rio e site do Museu do Amanhã