Em Assembleia Ordinária Local, realizada na modalidade híbrida (presencial, na Sede Quitanda, e telepresencial), no dia 3 de abril, os filiados da DS/Rio aprovaram, por maioria de votos, o Relatório do Conselho Fiscal referente a 2024, bem como a Proposta Orçamentária para o Exercício de 2025 e o Relatório Financeiro da Diretoria Executiva da Delegacia Sindical. Os indicativos aprovados estão no final da matéria.
A presidente da DS/Rio, Auditora-Fiscal Catia Beserra, conduziu a assembleia. A mesa foi composta também pelos Auditores-Fiscais Fábio Cabral (diretor de Administração), Antonio Henrique Cunha (diretor de Finanças) e Helio Muylaert (secretário-Geral).
Prestação de Contas – A assembleia teve início com a apresentação do parecer do Conselho Fiscal Local sobre a Prestação de Contas do período de 1º/1/2024 a 31/12/2024, pelo Auditor-Fiscal Deomar de Vasconcellos, membro do referido Conselho.
O diretor de Finanças, Antonio Henrique Cunha, fez a leitura do relatório do Conselho Fiscal. No documento, os conselheiros fiscais declaram que analisaram a execução orçamentária do período, os balancetes mensais, as movimentações dos saldos das principais contas bancárias e os documentos que deram suporte aos lançamentos contábeis, não sendo observado descumprimento da legislação.
Após confirmar a aprovação das contas, Deomar solicitou que constassem, na ata da assembleia, duas ressalvas importantes para a excelência do trabalho institucional. Uma delas, é a necessidade de adoção de cartão de crédito corporativo, para o pagamento das despesas extraordinárias da Delegacia Sindical, visto que, em algumas ocasiões, diretores precisaram utilizar os seus próprios cartões de crédito para fazer frente a compras urgentes e/ou situações excepcionais da entidade.
A segunda ressalva do Conselheiro foi sobre a importância de antecipar o envio da peça orçamentária ao Conselho Fiscal, para aumentar o prazo de análise da documentação.
O diretor de Administração concordou com o Conselheiro e esclareceu que a DS/Rio, através das diretorias de Administração e de Finanças, já está em contato com a Direção Executiva Nacional (DEN) e com o Banco do Brasil, para viabilizar a adoção do cartão de crédito corporativo, em âmbito nacional.
Quanto à antecipação do envio da documentação contábil ao Conselho Fiscal, Fabio afirmou que, este ano, a expectativa da direção sindical local é apresentar a proposta orçamentária no mês de novembro, bem como disponibilizar o relatório com um mês de antecedência em relação à data da assembleia ordinária para apreciação das contas.
Contas eleitorais – A Auditora-Fiscal Alzenda da Costa Pinto da Silva, presidente da Comissão de Aposentados da DS/Rio, destacou que o relatório não fazia qualquer referência à prestação de contas das chapas concorrentes na eleição sindical local, embora essa documentação tenha sido encaminhada à Comissão Eleitoral Local.
Após Deomar informar que os documentos não chegaram ao Conselho Fiscal, a presidente da DS/Rio solicitou o registro dessa pendência na ata da assembleia e, também, que a referida documentação será apresentada aos filiados em nova assembleia local.
Colocado em votação, o relatório do Conselho Fiscal foi aprovado.
Proposta Orçamentária – Em seguida, o diretor de Finanças apresentou aos filiados os documentos contábeis do Exercício anterior, a Proposta Orçamentária para o exercício de 2025, o Relatório Financeiro e as Notas Explicativas.
Antonio Henrique destacou que, no ano de 2025, a DS/Rio irá promover mais encontros presenciais com os filiados, o que implicou na disponibilização de recursos específicos para essa finalidade. Os eventos serão: as festas junina e natalina (esta última, já agendada para 15/12); um encontro dos filiados ativos, no mês de agosto, possivelmente em Búzios; um almoço de confraternização entre filiados ativos e aposentados; o custeio do comparecimento ao ERAP (Encontro Regional de Aposentados) do maior número possível de filiados da base Rio.
A presidente Catia Beserra lembrou que o encontro de ativos será o primeiro totalmente custeado pela Delegacia Sindical. Além disso, estão previstos dois eventos natalinos – durante o dia, um almoço de confraternização; à noite, a tradicional festa de fim de ano da DS/Rio.
Em nome da Comissão de Aposentados, Alzenda solicitou recursos para a promoção de eventos específicos, como palestras informativas e encontros para incentivar os filiados a participarem da vida sindical.
A diretora de Comunicação, Yara Rosa, questionou a situação das ações judiciais relacionadas a antigas cartas-fiança e enfatizou a necessidade do acompanhamento diário daquelas ações.
Após os debates, a Proposta Orçamentária foi submetida à votação e aprovada em sua totalidade.
Por último, foi analisado o Relatório Financeiro referente às despesas realizadas em 2024, assinado pelas diretoras de Finanças da gestão anterior (2022/2024), Auditoras-Fiscais Rosangela Fiaes e Yara Rosa (Adjunta). A peça foi aprovada por maioria de votos.
Os documentos contábeis aprovados pela assembleia ficarão à disposição dos filiados, na sede da DS/Rio, para consulta e esclarecimentos.
A seguir, o resultado da votação nos indicativos da Assembleia Ordinária do dia 03/04/2025.
Indicativo 1 – Os Filiados da Delegacia Sindical do Rio de Janeiro – RJ, após a leitura do Relatório do Conselho Fiscal relativo ao período de 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2024, se posicionam: | A favor: 30 votos |
Contra: 01 voto | |
Abstenção: 01 voto | |
Total: 32 votos |
Indicativo 2 – Os Filiados da Delegacia Sindical do Rio de Janeiro – RJ, após a leitura da Proposta Orçamentária de 2025, se colocam: | A favor: 32 votos |
Contra: 01 voto | |
Abstenção: zero voto | |
Total: 33 votos |
Indicativo 3 – Os Filiados da Delegacia Sindical do Rio de Janeiro – RJ, após a leitura do Relatório Financeiro da Diretoria Executiva da DS, se posicionam: | A favor: 32 votos |
Contra: 01 voto | |
Abstenção: zero voto | |
Total: 33 votos |
A diretoria da DS/Rio agradece a participação dos filiados na assembleia!