Oitavo episódio da série sobre centenário do IR será lançado quarta-feira (10/8)

postado em: Notícias | 0

O Auditor-Fiscal aposentado Cristóvão Barcelos da Nóbrega lança nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, às 9h, em seu canal do YouTube (conheça), o oitavo episódio da série “Passado e Presente nos 100 anos de Imposto de Renda no Brasil”, em homenagem ao centenário do principal tributo do País.

Nos 13 minutos de duração do episódio, Cristóvão da Nóbrega fala sobre o “Cálculo do IRPF e tabela progressiva” e suas peculiaridades.

Entre outros assuntos bastante comentados, cujas histórias são menos conhecidas, veremos: o cálculo resumido do IRPF, de 1924 a 2022; o menor valor de isenção já registrado, na tabela progressiva anual do IRPF, em comparação ao salário-mínimo; as maiores alíquotas de todas as tabelas progressivas brasileiras; nossa tabela atual, em relação a outros países; as consequências de criar alíquotas mais elevadas e manter privilégios tributários na isenção.

Então, colegas, nesta quarta-feira (10/8), às 9h, no canal do YouTube de Cristóvão Barcelos da Nóbrega, vamos conhecer mais uma faceta da história do IR no Brasil.

Conscientização – Dividida em dez episódios com duração entre 10 e 15 minutos, a série “Passado e Presente nos 100 anos de Imposto de Renda no Brasil” é, também, uma forma encontrada por Cristóvão da Nóbrega de conscientizar os cidadãos contribuintes sobre a importância de uma política fiscal justa – capaz de reduzir a “vergonhosa desigualdade social brasileira”, conforme destaca o autor, especialista no tributo e profundo estudioso do assunto.

A seguir, o cronograma de lançamento dos próximos episódios.

Episódio 9 – Pagamento e arrecadação do imposto de renda e de outros tributos federais Dia 20/08/2022 (sábado) – 9h
Episódio 10 – Tecnologia no imposto de renda Dia 30/08/2022 (terça-feira) – 9h

Concurso especial: textos de Auditores-Fiscais receberão livro do autor

Após cada episódio do filme “Passado e Presente nos 100 anos de Imposto de Renda no Brasil”, Cristóvão da Nóbrega irá doar um exemplar da edição de luxo do seu último livro sobre o tributo, autografado e com dedicatória.

A doação será por concurso, para que o livro seja apreciado, de fato, por estudiosos e interessados na história tributária do Brasil.

Conheça as normas desse concurso especial, organizado por Cristóvão da Nóbrega em parceria com o Sindifisco Nacional.

Quem pode participar – Exclusivamente, filiados do Sindifisco Nacional, exceto os membros da DEN (Diretoria Executiva Nacional).

Como concorrer – A cada episódio, o filiado deve escrever um breve texto – mínimo de 200 palavras – sobre o tema do episódio e enviar para o e-mail da Diretoria de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional – estudostecnicos@sindifisconacional.org.br

Prazo de envio – Até 48 horas após a publicação do episódio no canal do YouTube de Cristóvão da Nóbrega (conheça).

Seleção – Uma comissão formada pelos diretores de Estudos Técnicos da DEN irá escolher o texto mais representativo, cujo autor será o ganhador o livro.

Envio da obra– O autor do texto selecionado receberá o livro de Cristóvão da Nóbrega no endereço constante em seu cadastro na DEN.

Preservação da memória fiscal

A fim de preservar a memória tributária e ampliar o conhecimento sobre a natureza do trabalho fiscal, a DEN divulgará os episódios da série em seu site e redes sociais. Dessa forma, filiados, outras entidades sindicais, instituições diversas e o público em geral poderão conhecer melhor o assunto.

Os filiados estão convidados a contribuir com essa divulgação, lembrando que todas as obras produzidas por Cristóvão da Nóbrega têm conteúdo técnico, imparcial e sem fins lucrativos.

Para assistir e divulgar os vídeos da série, acessem: https://www.youtube.com/channel/UCQ-b5DC1A5B6_pqSUvL8FgA

Para ler e divulgar o último livro do colega sobre a história do Imposto de Renda, acessem: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/memoria/imposto-de-renda/arquivos-e-imagens/livro-historia-do-imposto-de-renda-no-brasil-v-24×17-livro-completo-de-22-04-2014-1.pdf

Comentários estão fechados.