O prestigiado Festival Ópera na Tela voltou ao Parque Lage, na zona sul do Rio! Entre os dias 22 de novembro e 3 de dezembro, o parque está recebendo a oitava edição do festival, com apresentações ao ar livre de algumas das produções operísticas que mais se destacaram no circuito europeu, em 2024.
Dentre as obras selecionadas este ano, a Diretoria de Comunicação da DS/Rio, responsável pelo projeto sociocultural “Encontros Cariocas com Arte & Cultura”, indica e convida os colegas amantes da ópera para assistirmos juntos à bela montagem de Lakmé, de Léo Delibes, produzida pela Opéra Comique.
A apresentação na tela será dia 28 de novembro (quinta-feira), às 19h, com a duração de 2h15. A classificação indicativa é de 14 anos. O Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414, no bairro carioca do Jardim Botânico.
Os ingressos custam R$ 40 e R$ 20 (meia) e estão disponíveis na plataforma Sympla (acesse aqui) e na Tenda do Festival, no Parque Lage, todas as noites a partir de uma hora antes do começo da projeção do espetáculo.
O “Encontro” no Parque Lage será o último programa do projeto sociocultural da DS/Rio, este ano. As atividades serão retomadas em fevereiro de 2025, sempre com muita arte, cultura e um bom bate-papo para reunir os colegas!
Amor improvável – Cantada em francês, a ópera Lakmé descortina, em três atos, o amor improvável – porém, irremediável – entre o oficial inglês Gerald e Lakmé, filha de um brâmane, numa Índia recém-colonizada pelo império britânico e, portanto, repleta de tensões e animosidades.
A obra foi encenada pela primeira em abril de 1883, na Opéra Comique de Paris. A trama de Léo Delibes, inspirada no livro de Pierre Loti, se mantém contemporânea e encanta os espectadores ao abordar elementos como: a paixão impossível, a evocação musical de uma civilização longínqua, o choque entre o fanatismo religioso e a sensualidade.
A ênfase na paixão fulminante ganha reforço na concepção cênica, que cria uma atmosfera de mistério sem afetação, e na música melodiosa de Léo Delibes. Em síntese, uma obra envolvente, cuja temática se mantém atual.
Observações importantes – O Parque Lage não oferece estacionamento. Portanto, devemos utilizar outros meios de transporte.
No Festival na Tela, não há lugares marcados, mas os ingressos vendidos correspondem exatamente ao número de cadeiras disponíveis.
Como se trata de programa noturno ao ar livre, em meio à natureza, é recomendável levar agasalho.
Na Tenda do festival há um bar, mas é possível levar um lanche e bebida numa sacola, sem problema.
O banheiro mais próximo fica na Escola de Belas Artes, bem ao lado da Tenda.
Por fim, é só relaxar e aproveitar o belo espetáculo!
A gente se encontra dia 28/11, no Parque Lage. A companhia dos colegas será muito bem-vinda!
Sobre o projeto da DS/Rio
Com o projeto “Encontros Cariocas com Arte&Cultura”, planejamos visitar locais históricos e eventos famosos do Rio de Janeiro que sejam de fácil acesso, baixo ou nenhum investimento/despesa pessoal e de extrema importância na construção identitária de uma cidade com vocação para encantar e divertir multidões.
Sugestões – As opções são variadas e esperamos também sugestões dos colegas. A única recomendação é que sejam locais próximos ao eixo Centro-Lapa-Catete-Flamengo-Botafogo, pela facilidade de transporte coletivo e rapidez no deslocamento.
Os interessados em participar das atividades devem fazer contato com a secretaria da DS/Rio, pelo telefone (21) 3916-8550, informando nome, celular e disponibilidade de horário.
Vamos passear e nos divertir juntos nos Encontros Cariocas com Arte&Cultura!
Fotos: Divulgação