O projeto “Encontros Cariocas com Arte&Cultura” da DS/Rio convida os colegas para uma tarde musical embalada pelas canções do nosso inesquecível “Poetinha” Vinicius de Moraes.
O espetáculo “Alfredo Del-Penho homenageia Vinicius de Moraes” será apresentado no dia 27 de julho (sábado), às 16h, na “Sessão da Tarde Musical” do Teatro Adolpho Bloch (Rua do Russel, 804 – Glória, Rio de Janeiro).
Nesse show, o músico, arranjador, ator, compositor e pesquisador Alfredo Del-Penho presenteia o público com belíssimas produções musicais que marcam os encontros e parcerias do Poetinha com Baden Powell, Tom Jobim, Pixinguinha, entre outros expoentes de um dos momentos mais ricos e sofisticados da música popular brasileira.
Interativo – O formato do show é interativo: a plateia escolhe aleatoriamente frases de Vinicius em um livro e, a partir de cada frase, Alfredo traz diferentes músicas para o repertório.
As cerca de 20 músicas executadas no decorrer do espetáculo são escolhidas entre quase 50, preparadas especialmente para esse show. Dessa forma linda e lúdica, o público presente poderá recordar algumas “canções de Canção do Amor Demais” e, quem sabe, “inventar de novo o amor”.
Os ingressos custam entre R$ 21,00 e R$ 90,00 e podem ser adquiridos na plataforma Sympla (nesse link).
Nosso Poetinha – Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes ou, simplesmente, Vinicius de Moraes, nasceu no bairro da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, em 19 de outubro de 1913, e nos deixou com muitas saudades em julho de 1980.
Poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor, decidiu um dia deixar a carreira no Itamaraty para vivenciar o desejo irreprimível de escrever sonetos e se lançar, de corpo e alma, no cenário musical e na vida boêmia carioca.
Por meio de grandes parcerias, Vinicius produziu algumas das obras representativas de uma época e de “um Rio de amor que se perdeu”. De seu parceiro musical mais próximo, Tom Jobim, recebeu o apelido de “Poetinha”. Juntos, esses dois artistas geniais transformaram em Ícone o bairro de Ipanema e eternizaram a figura de uma certa garota em seu “doce balanço a caminho do mar”.
Mas, “chega de saudade”! No dia 27, Alfredo Del-Penho vai nos proporcionar um “Encontro” sensacional com a obra inesquecível do nosso “Poetinha” mais apaixonado – aquele que reverenciava a beleza feminina em sua plenitude e nos ensinou que “alegria é a melhor coisa que existe”, “fazer samba não é contar piada” e o Amor, mesmo “que não seja imortal, posto que é chama”, deverá sempre e sempre ser “infinito enquanto dure”.
A gente se encontra no Teatro Adolpho Block, dia 27/7, para a linda homenagem ao maior poeta da MPB!
Sobre o projeto
Com o projeto “Encontros Cariocas com Arte&Cultura”, planejamos visitar locais históricos e eventos famosos do Rio de Janeiro que sejam de fácil acesso, baixo ou nenhum investimento/despesa pessoal e de extrema importância na construção identitária de uma cidade com vocação para encantar e divertir multidões.
Sugestões – As opções são variadas e esperamos também sugestões dos colegas. A única recomendação é que sejam locais próximos ao eixo Centro-Lapa-Catete-Flamengo-Botafogo, pela facilidade de transporte coletivo e rapidez no deslocamento.
Os interessados em participar das atividades devem fazer contato com a secretaria da DS/Rio, pelo telefone (21) 3916-8550, informando nome, celular e disponibilidade de horário.
Vamos passear e nos divertir juntos nos Encontros Cariocas com Arte&Cultura!
Fotos: Divulgação/Internet