O Conselho de Delegados Sindicais (CDS) do Sindifisco Nacional encerrou nesta terça-feira, dia 22 de fevereiro, a sua primeira reunião na gestão sindical do período 2022-2024.
O encontro, aberto no dia 21 pelo presidente Nacional, Auditor-Fiscal Isac Falcão, teve o formato híbrido – online e presencial, no Hotel San Marco, em Brasília. Participaram 126 filiados, entre delegados sindicais e observadores, sendo que cerca de 80 colegas, presencialmente.
Isac Falcão comemorou a retomada gradual dos encontros sindicais presenciais, destacando “a possibilidade de reunificar a categoria”, após o distanciamento imposto pela pandemia.
O presidente do Sindifisco Nacional também considerou positiva a composição do atual Comando Nacional de Mobilização (CNM), que agrega representantes das três chapas concorrentes às eleições sindicais, trabalhando juntos para o bem-estar da categoria.
Mesa – Como ocorre na primeira reunião de cada gestão sindical, foi eleita a Mesa do CDS, que irá conduzir os debates e as votações dos próximos encontros dos Conselheiros Sindicais, no atual mandato.
Os membros eleitos para a Mesa do CDS para o triênio 2022-2024 foram os seguintes: Presidente – Anderson Novaes (MS); 1º Vice – Clériston Adonai dos Santos; 2º Vice – Roberto Bueno; 1º Secretário – Tiago Lima dos Santos; 2º Secretário – Agnaldo Neri e 3ª Secretária – Márcia Rangel.
Permanentes – Foram também nomeados os membros da Comissão Permanente de Orçamento (CPO) e do Conselho Permanente de Árbitros do Sindicato. São eles:
Comissão Permanente de Orçamento (CPO)
Titulares – Marcos de Medeiros Gonçalves (Amazonas), Raul Cabadas Filho (Vitória da Conquista – BA) e José Tavares Dias (Guarulhos – SP)
Suplentes – Pérsio Romel Macêdo Ferreira (Poços de Caldas – MG), João Luiz dos Santos (PI) e Marcílio de Almeida Campelo (MA)
1º Vice – Clériston Adonai dos Santos
Comissão Permanente de Árbitros (CPA)
Titulares – Hélio Roberto dos Santos (Uberlândia – MG), Carlos Pacheco (Belo Horizonte) e José Jefferson Abreu Almeida (AM)
Suplentes – Milton de Pina Junior (RJ), José de Carvalho Filho (Varginha – MG), Antônio Gonçalves Junior (Taubaté – SP), Denise Scarpin (Londrina – PR), Sérgio Santiago da Rosa (RJ) e Wang Tseng Wei (Aeroporto de Cumbica – SP)
Outros pontos – A primeira reunião do CDS 2022-2024 aprovou, ainda, proposta da DEN (Diretoria Executiva Nacional) de aumento do percentual de remanejamento orçamentário, de 20% para 30%. A proposta é válida para o exercício de 2022. Em 2023 e 2024, o limite tornará a 20%.
Outros pontos aprovados foram a DEF e PAR para o triênio 2022-2024.
Após os itens relacionados à estrutura e orçamento do Sindicato, o CDS debateu os demais itens da pauta, prioritários para a categoria, como Conjuntura, Campanha Salarial, Regulamento da Lista Tríplice, entre outros.
Foto: José Amarílio Jr. / Sindifisco Nacional