Prova de vida anual dos aposentados e pensionistas é obrigatória

postado em: Notícias | 0

Atenção, filiados aposentados e pensionistas! Ainda há tempo de realizar a prova de vida referente aos anos de 2020 e 2021.

A prova de vida esteve suspensa entre março de 2020 e junho de 2021, como uma das ações do ME para o enfrentamento ao Covid-19.

No dia 1º de julho, o Ministério da Economia (ME), por meio da Instrução Normativa nº 63, de 29 de junho de 2021, retomou a exigência do recadastramento anual (prova de vida) de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Poder Executivo Federal.

 

Atenção ao calendário:

Opões para realizar a prova de vida

Presencialmente – O beneficiário deve comparecer a qualquer agência do banco onde recebe o pagamento, munido de documento de identificação com foto.

Aplicativo SouGov.br É preciso ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e instalar no celular os aplicativos SouGov.br e Gov.br.

O procedimento será iniciado pelo SouGov.br e, em seguida, deverá ser efetuada a validação facial no aplicativo Gov.br. As etapas serão indicadas na tela do celular.

Posteriormente, o beneficiário poderá acompanhar a sua situação no SouGov.br, pelo aplicativo ou pelo computador. Em ambos, também poderá obter o comprovante do procedimento e receber notificações do prazo da realização da próxima prova de vida.

Comentários estão fechados.