Conforme noticiado no site do Sindifisco Nacional (leia aqui), a primeira fase da votação, pela categoria, de três Auditores-Fiscais para o cargo de secretário especial da Receita Federal do Brasil (RFB) começa nesta terça-feira, dia 5 de maio.
A votação deverá ser feita exclusivamente pelo aplicativo do Sindicato, no período das 9h de 5/5 às 17h de 6/5.
Poderão votar e ser votados todos os Auditores-Fiscais ativos e aposentados, filiados ou não ao Sindifisco Nacional, de qualquer Região Fiscal, incluindo os ocupantes de cargos na Administração da RFB. Auditores-Fiscais com sanções administrativas expulsivas não poderão se candidatar.
Fases – Nesta primeira fase da votação, cada colega poderá escolher até três candidatos. Os três mais votados por Delegacia Sindical passarão à segunda fase, que ocorrerá no dia 26 de maio. Esse é o momento da disputa regional, envolvendo os nomes mais votados das Delegacias Sindicais de cada Região Fiscal.
Os candidatos eleitos nas dez Regiões Fiscais passarão por sabatina online, no dia 10 de junho. Nessa etapa, os dez indicados expõem suas ideias para a RFB e para o sistema tributário brasileiro, além de responderem às perguntas dos colegas.
No dia 30 de junho, ocorrerá a etapa final da votação. Os três candidatos mais votados irão compor a Lista Tríplice. Havendo empate, a Comissão Organizadora do pleito irá verificar o candidato com mais tempo no cargo. Persistindo o empate, ganha o Auditor-Fiscal de maior idade.
Presidência – Os nomes dos três eleitos serão entregues aos candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano, conforme determina o estatuto do Sindifisco Nacional.
Conforme destaca a matéria no site no Sindicato, a indicação do nome do secretário da Receita Federal é uma prerrogativa do Presidente da República. Mas, “o Sindifisco Nacional defende que o cargo exige ampla experiência na instituição e grande conhecimento das especificidades e da estrutura interna da Casa. Por isso, o cargo deve ser ocupado por um Auditor-Fiscal”.
Como votar:
– Acesse o aplicativo do Sindifisco Nacional com o CPF e a mesma senha usada para acessar o site do Sindifisco Nacional
– No canto esquerdo da tela, escolha a opção “Outros Eventos”
– Clique no botão “Lista Tríplice – Fase local” e, em seguida, em “Votações”
– Selecione o indicativo e, no campo indicado, digite o nome de até três candidatos. Esse campo é auto completável: vai sugerindo os nomes dos candidatos em potencial e, ao lado, a DS à qual cada um está vinculado, para eliminar o risco de votar no candidato errado
– Escolhidos os nomes, clique em “Confirmar votação”.
Calendário da votação:
5 e 6 de maio – primeira fase da votação (nacional)
26 de maio – segunda fase da votação (regional)
10 de junho – sabatina dos dez Auditores-Fiscais mais votados na segunda fase
30 de junho – votação final e escolha dos três indicados (nacional)
A diretoria da DS/Rio convida os colegas da base a participarem ativamente desse tradicional processo de manifestação das escolhas de nossa categoria.
Foto: Sindifisco Nacional
Colegas, já visitaram o canal no YouTube da DS/Rio? Nossa página no Facebook? E nosso Instagram? Acessem! Colaborem conosco na divulgação dos assuntos relevantes para os Auditores-Fiscais.


