Teve início nesta segunda-feira, dia 13 de novembro, o Congresso Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Conaf) 2023, cujo tema é “A importância da Receita Federal para o Estado brasileiro”.
O evento deste ano reúne em Brasília, até sábado (18/11), centenas de colegas dispostos a debater, analisar e propor ideias relacionadas à conjuntura atual e à revalorização do cargo, da Receita Federal e do sistema tributário do país.
Devido à interrupção de eventos presenciais pela pandemia da Covid-19, este é o primeiro Congresso presencial da categoria desde 2018, sendo bastante aguardado pelos Auditores-Fiscais. O Conaf 2013 está sendo transmitido pela TV Sindifisco.
Na cerimônia de abertura (assista aqui), além de uma bela execução do Hino Nacional por um grupo de choro, foram destacados aspectos relevantes para o aprimoramento do cargo e a satisfação da categoria com seu trabalho cotidiano. Dentre os pontos que exigem atenção permanente, na ótica sindical, estão a defesa das atribuições, a negociação coletiva, a manutenção e aprimoramento de direitos, os mecanismos disponíveis para obter novas conquistas e, em especial, a preservação do Conaf como fórum legítimo para o intercâmbio de opiniões, ideias e conhecimento.
A Mesa Diretora do evento de 2023, eleita na noite de abertura, é composta pelos Auditores-Fiscais Luiz Sérgio Fonseca Soares, DS/Belo Horizonte (presidente da Mesa), Eric Sandro Eiti Hato, DS/São Paulo (vice-presidente), Leandro Ferrari, DS/Caxias do Sul (1º secretário) e Ercília Leitão Bernardo, DS/Ceará (2ª secretária).
O vídeo da abertura do Conaf 2023, com os discursos, na íntegra, de diretores e convidados, está na matéria sobre o início do evento (acesse aqui), no site do Sindifisco Nacional. A matéria também traz uma galeria de fotos. Para visualizar, acesse este link.
Jantar de recepção – Na noite de 12 de novembro (domingo), o Sindifisco Nacional ofereceu um jantar de recepção aos participantes do Conaf 2023. Na foto ao lado, parte da delegação da DS/Rio no congresso da categoria.
Ato público em frente ao Ministério da Fazenda marca segundo dia de Conaf
O segundo dia do Conaf 2023 (14/11) começou com um ato público em frente à sede do Ministério da Fazenda, em Brasília. Os Auditores-Fiscais presentes reivindicaram a alteração do texto do Decreto 11.545/2023, que trata da regulamentação do bônus, bem como o cumprimento integral do Plano de Aplicação do Fundaf/2024, em conformidade com a Portaria 727/2023, assinada pelo ministro Fernando Haddad.
O ato público coordenado pela direção do Sindifisco Nacional é uma das ações aprovadas pela categoria, em Assembleia Nacional, e parte do calendário de mobilização dos Auditores-Fiscais, que deverão entrar em greve por tempo indeterminado, a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de novembro.
Acompanhe todos os debates do Conaf 2023 pelo site do Sindifisco Nacional (acesse aqui).