Projeto cultural da DS/Rio convida para peça premiada no Teatro Riachuelo (16/11)

postado em: Destaque | 0

Novembro é o mês consagrado à Consciência Negra. Mas, até onde a luta contra o preconceito racial consegue superar práticas e hábitos enraizados na sociedade brasileira e expressos na vida cotidiana? Por sorte, além da batalha no campo da legislação, a Arte e a Cultura entram em cena para provocar inquietudes, debates e possíveis mudanças. 

Movida por esse entendimento, a Diretoria de Comunicação da DS/Rio, responsável pelo projeto sociocultural “Encontros Cariocas com Arte & Cultura”, convida os colegas para o espetáculo teatral “Macacos”, no dia 16 de novembro (sábado), às 19h, no Teatro Riachuelo (Rua do Passeio,40 – Cinelândia).

Os ingressos custam entre R$ 20,00 e R$ 160,00 e estão disponíveis na plataforma Sympla (acesse aqui).

“Macacos” – Mas, do que trata “Macacos”, esse sucesso de crítica e de público que vem arrastando multidões ao teatro, Brasil afora, já recebeu diversos prêmios e conduziu os seus realizadores a uma turnê internacional? 

Sucesso de crítica e de público, o monólogo com três horas de duração, interpretado por um homem negro, vestindo somente uma bermuda, é baseado na peça homônima escrita por Clayton Nascimento, que também atua, dirige e fez a dramaturgia do espetáculo. A ausência de cenários e a iluminação forte dos canhões de luz, focados diretamente no corpo seminu do ator, potencializam a história de opressão contada em cena com intensidade e entrega absolutas.

Racismo – Partindo de nove episódios escritos em diferentes momentos, a obra de Clayton Nascimento aborda o racismo estrutural que grassa pela sociedade brasileira, desde o período colonial. No monólogo, o artista relata o seu cotidiano e a vida do povo preto, abordando situações discriminatórias vivenciadas por grandes personalidades da nossa cultura, como Machado de Assis e Elza Soares.

A peça fala, ainda, das estatísticas das mães e famílias de jovens negros presos ou executados pela polícia. E o título, por si mesmo, resume o tratamento ofensivo ao povo preto, em incontáveis lugares e situações, todos os dias.

O texto original, editado pela Cobogó, em 2023, conquistou o Prêmio Shell de teatro na categoria de melhor ator, bem como o reconhecimento da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Reflexões – Denise Alvim, diretora de Comunicação e coordenadora do projeto “Encontros Cariocas da DS/Rio com Arte & Cultura”, aguarda os filiados, seus familiares e amigos para uma noite de reflexões norteadas pela Arte – aquela que nos trata e cura quando todo o restante enfraquece.

A gente se encontra dia 16/11, um pouco antes das 19h, no Teatro Riachuelo. A companhia dos colegas será muito bem-vinda!

 

Sobre o projeto da DS/Rio

Com o projeto “Encontros Cariocas com Arte&Cultura”, planejamos visitar locais históricos e eventos famosos do Rio de Janeiro que sejam de fácil acesso, baixo ou nenhum investimento/despesa pessoal e de extrema importância na construção identitária de uma cidade com vocação para encantar e divertir multidões.

Sugestões – As opções são variadas e esperamos também sugestões dos colegas. A única recomendação é que sejam locais próximos ao eixo Centro-Lapa-Catete-Flamengo-Botafogo, pela facilidade de transporte coletivo e rapidez no deslocamento.

Os interessados em participar das atividades devem fazer contato com a secretaria da DS/Rio, pelo telefone (21) 3916-8550, informando nome, celular e disponibilidade de horário.

Vamos passear e nos divertir juntos nos Encontros Cariocas com Arte&Cultura!

Comentários estão fechados.