Projeto “Encontros da DS/Rio” convida para visita às obras da mestra mineira do barro (08/05)

postado em: Notícias | 0

A mestra artesã Izabel Mendes da Cunha (Dona Izabel) nasceu e cresceu no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, região que contrasta a deslumbrante beleza natural e a riqueza do solo com a extrema pobreza de sua população.

Nascida em 1924, a habilidosa artesã descobriu o barro ainda criança, observando a mãe “paneleira” criar utensílios domésticos. Dos objetos utilitários, Izabel evoluiu para as obras artísticas, na década de 1970, criando as famosas bonecas-moringa. Projetadas, originalmente, para conter água, essas bonecas se tornaram esculturas de um metro ou mais e ganharam o mundo, tornando-se símbolos da arte e da cultura do Vale mineiro.

Homenagem – Para homenagear a “Dama do Barro” mineira, o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) está realizando a exposição “Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha” (saiba mais).

A mostra reúne 300 obras da premiada ceramista, que modelou o barro de forma inovadora em criações que transcenderam fronteiras, conquistaram o reconhecimento internacional e se tornaram referência cultural de Minas Gerais.

Convite – O projeto “Encontros Cariocas com Arte&Cultura” da DS/Rio convida os colegas para uma visita à exposição em homenagem à mestra mineira, no dia 8 de maio, às 14h.

O CRAB Sebrae (conheça) fica na Praça Tiradentes, 69/71, no Centro do Rio. A entrada da exposição é gratuita – basta apresentar um documento com foto.

E o espaço tem loja de artesanato, terraço e um café, para “esticarmos” o passeio!

A gente se encontra no CRAB Sebrae, dia 08/05, às 14h, para apreciarmos juntos as belas obras de Dona Izabel.

Sobre o projeto

Com o projeto “Encontros Cariocas com Arte&Cultura”, planejamos visitar locais históricos e eventos famosos do Rio de Janeiro que sejam de fácil acesso, baixo ou nenhum investimento/despesa pessoal e de extrema importância na construção identitária de uma cidade com vocação para encantar e divertir multidões.

Sugestões – As opções são variadas e esperamos também sugestões dos colegas. A única recomendação é que sejam locais próximos ao eixo Centro-Lapa-Catete-Flamengo-Botafogo, pela facilidade de transporte coletivo e rapidez no deslocamento.

Os interessados em participar das atividades devem fazer contato com a secretaria da DS/Rio, pelo telefone (21) 3916-8550, informando nome, celular e disponibilidade de horário.

Vamos passear e nos divertir juntos nos Encontros Cariocas com Arte&Cultura!

Fotos: CRAB Sebrae/Lori Figueiró

Comentários estão fechados.