A diretoria da DS/Rio solicita doação de sangue para a mãe do Auditor-Fiscal Marcus Vinicius Ruybal Bica, que precisou passar por cirurgia no Hospital Lourenço Jorge, no Rio.
A doação deve ser feita em nome de Jeanete Marly Ruybal Bica, no Hemorio, que fica na Rua Frei Caneca, 8 – Centro do Rio de Janeiro, de segunda-feira a domingo, das 7h às 18h.
Contamos com a solidariedade dos colegas e solicitamos que compartilhem a solicitação em seus grupos de amigos.
Salvando vidas – Convém destacar que os estoques dos bancos de sangue tiveram uma queda expressiva, a partir da pandemia do Covid-19. Aos poucos, os doadores vão retornando, mas o quantitativo permanece insuficiente.
Mesmo antes da crise sanitária, os estoques não eram altos, somente estáveis. Conforme publicação no site do Ministério da Saúde, de junho de 2019, no Brasil, em cada mil habitantes, 16 eram doadores voluntários regulares.
Na época, esse percentual correspondia a 1,6% da população do País e atendia aos parâmetros recomendados da OMS (Organização Mundial da Saúde), de que 1% a 3% da população de cada país seja doadora.
Mas, esse percentual pode aumentar, a partir do processo de conscientização coletiva e de informações relevantes, como o fato de que cada doação pode salvar até quatro vidas.
Por isso, sempre que possível, precisamos participar e estimular esse gesto de solidariedade e apreço à vida humana.