Representantes das três chapas candidatas à renovação da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindifisco Nacional para o período de 02/01/2025 a 1º/01/2028, estiveram reunidos no auditório da sede da DS/Rio de Janeiro, no dia 2 de setembro, para o primeiro debate da campanha do atual processo eleitoral.
Os representantes das três chapas concorrentes à DEN foram os Auditores-Fiscais George Alex Lima de Souza (Chapa 1 – Novo Rumo), Dão Real Pereira dos Santos (Chapa 2 – Resgate do Cargo) e Rose Ane Augusto Mariano (Chapa 3 – Paridade Efetiva e Valorização).
Dezenas de filiados compareceram à sede da DS/Rio para prestigiar o encontro, rever colegas de outras bases e prestar apoio à chapa preferida.
A jornalista Ana Kaline mediou o debate, que foi transmitido ao vivo pela TV Sindifisco, com excelente audiência. O conteúdo, na íntegra, está disponível no site do Sindifisco Nacional (acesse aqui).
Blocos – Conforme as regras acordadas entre as chapas, o evento foi realizado em três blocos. No primeiro, os representantes de chapa tiveram dez minutos para apresentar as propostas de campanha, cujas plataformas eleitorais estão no site do Sindicato (conheça aqui)
Em seguida, responderam perguntas específicas, direcionadas pelos demais candidatos, com réplicas e tréplicas.
Fechando o encontro, responderam perguntas formuladas pelo público presente e outras, encaminhadas através do whatsapp institucional utilizado no evento.
Pontos prioritários – As questões debatidas pelos candidatos focaram em pontos priorizados pelo Sindicato, na atualidade. Entre eles, o reajuste no vencimento básico; a recuperação da paridade entre ativos e aposentados, com isonomia no bônus; o apensamento da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 6/2024 à PEC 555, visando extinguir a contribuição previdenciária para servidores públicos aposentados e pensionistas; a tramitação exitosa das ações judiciais do interesse da categoria; a revalorização do cargo, entre outros.
O divisionismo instalado na categoria, a partir de 2016, quando a opção pelo bônus de eficiência teve como consequência a quebra da paridade, continua sendo o principal obstáculo à atuação sindical. Por isso, a reunificação da categoria em torno de uma pauta reivindicatória que beneficie a totalidade dos Auditores-Fiscais, foi citada como prioridade absoluta do Sindicato.
O próximo debate presencial das chapas candidatas à DEN será realizado na DS/São Paulo, no dia 16 de setembro.
A diretoria da DS/Rio agradece a presença e participação dos colegas!