Episódio final de homenagem aos 100 anos do IR será lançado na terça-feira (30/8)

postado em: Notícias | 0

A série “Passado e Presente nos 100 anos de Imposto de Renda no Brasil”, produzida pelo Auditor-Fiscal aposentado Cristóvão Barcelos da Nóbrega para homenagear o centenário do tributo, chega ao seu episódio final na próxima terça-feira, dia 30 de agosto, às 9h, no canal do YouTube (conheça) do autor.

O último episódio da série é dedicado à “Tecnologia no imposto de renda”. Com amplo conhecimento do assunto, Cristóvão da Nóbrega aborda, entre outros temas, o serviço de mecanização do IRPF brasileiro, idêntico ao do Tesouro norte-americano; o cérebro eletrônico; a criação do Serpro; a primeira declaração do IRPF processada eletronicamente; o primeiro programa IRPF e IRPJ para computador; declarações por telefone, online e pré-preenchida, e os estágios tecnológicos no IRPF.

Portanto, colegas, anotem na agenda: terça-feira (30/8), às 9h, temos encontro marcado no canal do YouTube de Cristóvão Barcelos da Nóbrega, para assistirmos ao último episódio da série “Passado e Presente nos 100 anos de Imposto de Renda no Brasil”.

A diretoria da DS/Rio cumprimenta o colega Cristóvão da Nóbrega, especialista em história do Imposto de Renda do Brasil e outros países, por compartilhar conosco seus conhecimentos, bem como facultar ao grande público o acesso irrestrito à sua obra. 

Conscientização – A série “Passado e Presente nos 100 anos de Imposto de Renda no Brasil”, apresentada em dez episódios com duração entre 10 e 15 minutos, cada, também representa uma forma encontrada por Cristóvão da Nóbrega de conscientizar contribuintes e pesquisadores sobre a importância de uma política fiscal justa – capaz de reduzir a “vergonhosa desigualdade social brasileira”, conforme destaca o autor, especialista no tributo e profundo estudioso do assunto.

Concurso especial: textos de Auditores-Fiscais receberão livro do autor

Conforme ocorreu nos demais episódios da série, Cristóvão da Nóbrega irá doar um exemplar da edição de luxo do seu último livro sobre o tributo, autografado e com dedicatória.

A doação será por concurso, para que o livro seja apreciado, de fato, por estudiosos e interessados na história tributária do Brasil.

Conheça as normas desse concurso especial, organizado por Cristóvão da Nóbrega em parceria com o Sindifisco Nacional. 

Quem pode participar – Exclusivamente, filiados do Sindifisco Nacional, exceto os membros da DEN (Diretoria Executiva Nacional).

Como concorrer – A cada episódio, o filiado deve escrever um breve texto – mínimo de 200 palavras – sobre o tema do episódio e enviar para o e-mail da Diretoria de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional – estudostecnicos@sindifisconacional.org.br 

Prazo de envio – Até 48 horas após a publicação do episódio no canal do YouTube de Cristóvão da Nóbrega (conheça).

Seleção – Uma comissão formada pelos diretores de Estudos Técnicos da DEN irá escolher o texto mais representativo, cujo autor será o ganhador o livro.

Envio da obra– O autor do texto selecionado receberá o livro de Cristóvão da Nóbrega no endereço constante em seu cadastro na DEN.

Preservação da memória fiscal

A fim de preservar a memória tributária e ampliar o conhecimento sobre a natureza do trabalho fiscal, a DEN divulgará os episódios da série em seu site e redes sociais. Dessa forma, filiados, outras entidades sindicais, instituições diversas e o público em geral poderão conhecer melhor o assunto.

Os filiados estão convidados a contribuir com essa divulgação, lembrando que todas as obras produzidas por Cristóvão da Nóbrega têm conteúdo técnico, imparcial e sem fins lucrativos.

Para assistir e divulgar os vídeos da série, acessem: https://www.youtube.com/channel/UCQ-b5DC1A5B6_pqSUvL8FgA

Para ler e divulgar o último livro do colega sobre a história do Imposto de Renda, acessem: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/memoria/imposto-de-renda/arquivos-e-imagens/livro-historia-do-imposto-de-renda-no-brasil-v-24×17-livro-completo-de-22-04-2014-1.pdf

Comentários estão fechados.